O hatchback compacto mais quente do Grupo Volkswagen se prepara para chegar a sua quarta geração. Aproveitando os fundamentos atualizados da plataforma MQB, ele se juntará ao renovado VW Golf, SEAT Leon e Skoda Octavia - todos previstos para algo em torno de 2020. Olhando para essas novas imagens do flagra, parece que o Audi A3 chegará primeiro, já que o protótipo aparece pronto para tirar o disfarce e revelar sua carroceria definitiva para produção.

Embora o estilo não represente uma mudança significativa para o atual A3 Sportback, o carro de teste possui faróis completamente novos, semelhantes aos do crossover Q3 2019. As lanternas também são mais nítidas do que as do A3 atual e possuem grafismos interessantes, embora a camuflagem atrapalhem um pouco e não possamos ver tudo.

Enquanto os flagras anteriores eram do A3 regular e a versão mais quente S3, agora estamos lidando com uma versão de cinco portas do hatchback, que alimenta rumores sobre a decisão da Audi de abandonar o modelo três portas devido a queda na demanda. Não há muito a dizer sobre o perfil lateral, já que parece muito familiar, mas pode haver alguns ajustes discretos de estilo para dar ao novo modelo um visual que apenas os fãs da Audi perceberão.

2919 Audi A3 Sportback spy photo

Como a tendência atual é tornar os carros maiores e maiores, não ficaremos muito surpresos se o novo A3 crescer em tamanho. A melhor embalagem trazida pela plataforma MQB atualizada poderia liberar mais espaço na cabine, com um pequeno aumento da distância entre eixos provavelmente na agenda. Considerando que o A1 Sportback é agora 5.6 cm mais longo que seu predecessor, a Audi certamente não quer que o caçula pise nos dedos do A3.

Espera-se ainda que esses hatchbacks compactos de última geração do grupo alemão apresentem versões atualizadas dos motores de três e quatro cilindros conhecidos, além de um powertrain híbrido plug-in. O motor diesel muito criticado não irá lugar algum, então você ainda poderá comprar um A3 com motor TDI, Leon, Golf e Octavia na Europa.

A Audi não disse quando vai revelar o A3 da próxima geração, mas podemos aguardá-lo em março de 2019, no Salão de Genebra, ou em setembro na Alemanha durante o Salão de Frankfurt.

Fotos: Automedia

Galeria: Audi A3 Sportback 2019 - flagra

Envie seu flagra! flagra@motor1.com