Criado no Brasil, compacto "altinho" trouxe novos conceitos para o segmento

Atualmente o quarto modelo mais vendido da Volkswagem no país, o Fox alcança a marca de 2 milhões de unidades produzidas. Montado na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o compacto, que durante muito tempo foi o carro chefe de vendas da marca, é um projeto criado e desenvolvido no Brasil.
 
Lançado em 2003, o modelo de vocação urbana inovou ao inaugurar o conceito "Design Around the Passengers", pensado de dentro para fora, com maior foco nos passageiros. Os destaques do hatch são o espaço interno amplo, boa visibilidade, teto alto e maior versatilidade do interior, com possibilidade de ajuste do banco traseiro e ampla oferta de porta-objetos.
VW CrossFox
O Fox teve ainda a primazia de estrear o motor 1.0 Total Flex no país. Desde o início era equipado com os motores 1.0 e 1.6 da família EA111. Após a chegada do novo Polo, foi reposicionado e hoje é oferecido apenas nas versões Connect e Xtreme, ambas equipadas com o motor 1.6 MSI flex de até 104 cv, sendo o primeiro associado ao câmbio manual de cinco marchas ou com transmissão I-Motion, enquanto o segundo está disponível exclusivamente com a caixa manual.
 
Comercializado em outros países da América Latina, como Argentina e Colômbia, o Fox teve 3.500 mil unidades exportadas neste ano. Se contar desde o seu lançamento, os embarques chegam a meio milhão de unidades, destacando ainda as vendas para a Europa, onde foi vendido entre 2005 e 2011, com mais de 350 mil unidades.
VW Fox bluemotion
Em 2013, o Fox BlueMotion estreava o motor 1.0 3-cilindros na linha  
 
“O ano de 2018 marca a retomada positiva da Volkswagen no Brasil, que tem sido a marca que mais ganha em participação de mercado. Foram mais de 3 pontos percentuais em outubro de 2018 em relação ao mesmo mês em 2017, chegando a 15,2% de market share, como resultado da estratégia Nova Volkswagen, que prevê o lançamento de 20 novos modelos até 2020. Com modelos como o Fox, a Volkswagen já contava com uma grande participação nos segmentos de volume, com 70%, e agora, somados à nova ofensiva de produtos, chegaremos a 92%”, destaca Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
 
Fotos: divulgação

Galeria: Volkswagen Fox Xtreme e Fox Connect