Para o senso comum, uma motorização elétrica faz mais sentido para um carro de uso urbano. Ainda assim, algumas empresas não hesitam na hora de explorar alternativas, como a norte-americana Rivian, que divulga imagens e vídeos da R1T, uma picape totalmente elétrica que será lançada em 2020.

A Rivian R1T foi apresentada em um evento específico pouco antes do Salão de Los Angeles. De perfil, tem a silhueta de uma picape convencional. Mas basta uma olhada na frente ou na traseira para ver o design futurista, com barras horizontais de LED que percorrem tanto a dianteira quanto a tampa traseira. O interior é decorado com madeira e tem duas telas: uma gigantesca usada para a central multimídia, e outra que funciona como painel de instrumentos.

Rivian R1T Electric Pickup Truck
Rivian R1T Electric Pickup Truck

O mais interessante nesta máquina, obviamente, está em sua ficha técnica. Em sua versão mais completa, a R1T pesa 2.670 kg e usa quatro motores elétricos com mais de 700 cv totais. A energia vem de baterias com capacidade de 180 kWh, oferecendo cerca de 640 km de autonomia. Mesmo com todo este peso, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h, de acordo com a fabricante.

A Rivian também venderá a R1T com baterias de 105 e 135 kWh, com uma autonomia menos impressionante, de 370 e 480 km, respectivamente. 

Rivian R1T Electric Pickup Truck
Rivian R1T Electric Pickup Truck

Uma picape precisa ser prática e a R1T não esquece disso, aproveitando a arquitetura de um carro elétrico para entregar mais espaço. A frente tem um porta-malas de 330 litros e há um espaço extra na parte de trás da cabine. A empresa não revelou o tamanho da caçamba.

A Rivian comprou uma fábrica da Mitsubishi nos EUA para produzir seus carros. A R1T tem previsão de lançamento para o final de 2020, poucos meses antes de um SUV chamado R1S. O preço, com os incentivos para carros elétricos, deve ficar em torno de US$ 61.500 (cerca de R$ 240.926).

Fotos: divulgação

Galeria: Picape elétrica Rivian R1T

Envie seu flagra! flagra@motor1.com