Toro e Hilux abrem vantagem sobre rivais entre modelos maiores.

Se em setembro a briga pela liderança entre as picapes pequenas foi acirrada, a situação em outubro foi completamente diferente. Além de ter sido a única a crescer em relação a 2017 (+33,5%), a Fiat Strada registrou o seu melhor resultado desde agosto de 2015 (8.870), aproximando-se dos 60% de participação de mercado.

 

Vice-líder, a VW Saveiro manteve vendas na casa das quatro mil unidades (4.083), mas recuou quase 6% no período. A maior retração ficou por conta da Chevrolet Montana (1.256), que perdeu mais de 20% de seus compradores. O dado positivo foi ter mantido média superior a mil emplacamentos pelo quinto mês consecutivo.

 

Saveiro Cross CE
Chevrolet Montana

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

TOTAL 2018

OUT/18

SET/18

OUT/17

% OUT 18

% SET 18

VARIAÇÃO OUT/SET

VARIAÇÃO 2018/2017

FIAT STRADA

56291

7199

4696

5392

57,42%

45,50%

53,30%

33,51%

VW SAVEIRO

38485

4083

4334

4335

32,57%

41,99%

-5,79%

-5,81%

CHEVROLET MONTANA

10576

1256

1292

1583

10,02%

12,52%

-2,79%

-20,66%

 

 

105352

12538

10322

11310

100,00%

100,00%

21,47%

10,86%

Entre as picapes maiores, as vendas subiram mais de 20%. As grandes responsáveis foram justamente as duas primeiras colocadas. Líder com 5.659 emplacamentos, a Fiat Toro superou a barreira dos 30% de market share. Já a Toyota Hilux (4.027), em alta de mais de 50%, não vendia tanto desde dezembro de 2014 (5.088).

 

Chevrolet S10 Midnight
Ford Ranger Limited

Com a menor evolução do top 5 (+4%), a Chevrolet S10 completou o pódio com 2.794 unidades, exatas 700 unidades a mais do que a Ford Ranger (2.094). Terceira em setembro, a VW Amarok (1.612) caiu para quinto, com quase 900 compradores a menos nas últimas semanas.

Mantendo o sexto lugar, a Renault Duster Oroch (1.127) foi a primeira a perder fôlego (-12,2%). Bem próxima, a Mitsubishi L200 (906), forte no varejo, registrou uma pequena retração de 3%. Apesar de um discreto oitavo lugar, a Nissan Frontier (460) incrementou as vendas em quase 40%.

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

TOTAL 2018

OUT/18

SET/18

OUT/17

% OUT 18

% SET 18

VARIAÇÃO OUT/SET

VARIAÇÃO 2018/2017

FIAT TORO

48694

5659

4575

4121

30,18%

26,46%

23,69%

37,32%

TOYOTA HILUX

31373

4027

3282

2662

21,48%

18,99%

22,70%

51,28%

CHEVROLET S10

26005

2794

2450

2688

14,90%

14,17%

14,04%

3,94%

FORD RANGER

16841

2094

2145

1870

11,17%

12,41%

-2,38%

11,98%

VW AMAROK

15425

1612

2505

1456

8,60%

14,49%

-35,65%

10,71%

RENAULT DUSTER OROCH

11191

1127

1045

1284

6,01%

6,05%

7,85%

-12,23%

MITSUBISHI L200

9064

906

840

935

4,83%

4,86%

7,86%

-3,10%

NISSAN FRONTIER

5072

460

361

333

2,45%

2,09%

27,42%

38,14%

RAM 2500

533

67

79

6

0,36%

0,46%

-15,19%

1016,67%

10º

FORD F150 / F250

22

2

5

3

0,01%

0,03%

-60,00%

-33,33%

11º

HAFEI RUIYI

3

1

0

0

0,01%

0,00%

-

-

12º

LIFAN FOISON

75

1

0

26

0,01%

0,00%

-

-96,15%

13º

RELY PICK-UP

12

1

0

2

0,01%

0,00%

-

-50,00%

 

 

164310

18751

17287

15386

100,00%

100,00%

8,47%

21,87%

Fonte: Fenabrave

Galeria: Fiat Strada 2019