Se em setembro a briga pela liderança entre as picapes pequenas foi acirrada, a situação em outubro foi completamente diferente. Além de ter sido a única a crescer em relação a 2017 (+33,5%), a Fiat Strada registrou o seu melhor resultado desde agosto de 2015 (8.870), aproximando-se dos 60% de participação de mercado.
Vice-líder, a VW Saveiro manteve vendas na casa das quatro mil unidades (4.083), mas recuou quase 6% no período. A maior retração ficou por conta da Chevrolet Montana (1.256), que perdeu mais de 20% de seus compradores. O dado positivo foi ter mantido média superior a mil emplacamentos pelo quinto mês consecutivo.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | OUT/18 | SET/18 | OUT/17 | % OUT 18 | % SET 18 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT STRADA | 56291 | 7199 | 4696 | 5392 | 57,42% | 45,50% | 53,30% | 33,51% |
2º | VW SAVEIRO | 38485 | 4083 | 4334 | 4335 | 32,57% | 41,99% | -5,79% | -5,81% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 10576 | 1256 | 1292 | 1583 | 10,02% | 12,52% | -2,79% | -20,66% |
|
| 105352 | 12538 | 10322 | 11310 | 100,00% | 100,00% | 21,47% | 10,86% |
Entre as picapes maiores, as vendas subiram mais de 20%. As grandes responsáveis foram justamente as duas primeiras colocadas. Líder com 5.659 emplacamentos, a Fiat Toro superou a barreira dos 30% de market share. Já a Toyota Hilux (4.027), em alta de mais de 50%, não vendia tanto desde dezembro de 2014 (5.088).
Com a menor evolução do top 5 (+4%), a Chevrolet S10 completou o pódio com 2.794 unidades, exatas 700 unidades a mais do que a Ford Ranger (2.094). Terceira em setembro, a VW Amarok (1.612) caiu para quinto, com quase 900 compradores a menos nas últimas semanas.
Mantendo o sexto lugar, a Renault Duster Oroch (1.127) foi a primeira a perder fôlego (-12,2%). Bem próxima, a Mitsubishi L200 (906), forte no varejo, registrou uma pequena retração de 3%. Apesar de um discreto oitavo lugar, a Nissan Frontier (460) incrementou as vendas em quase 40%.
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | OUT/18 | SET/18 | OUT/17 | % OUT 18 | % SET 18 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT TORO | 48694 | 5659 | 4575 | 4121 | 30,18% | 26,46% | 23,69% | 37,32% |
2º | TOYOTA HILUX | 31373 | 4027 | 3282 | 2662 | 21,48% | 18,99% | 22,70% | 51,28% |
3º | CHEVROLET S10 | 26005 | 2794 | 2450 | 2688 | 14,90% | 14,17% | 14,04% | 3,94% |
4º | FORD RANGER | 16841 | 2094 | 2145 | 1870 | 11,17% | 12,41% | -2,38% | 11,98% |
5º | VW AMAROK | 15425 | 1612 | 2505 | 1456 | 8,60% | 14,49% | -35,65% | 10,71% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 11191 | 1127 | 1045 | 1284 | 6,01% | 6,05% | 7,85% | -12,23% |
7º | MITSUBISHI L200 | 9064 | 906 | 840 | 935 | 4,83% | 4,86% | 7,86% | -3,10% |
8º | NISSAN FRONTIER | 5072 | 460 | 361 | 333 | 2,45% | 2,09% | 27,42% | 38,14% |
9º | RAM 2500 | 533 | 67 | 79 | 6 | 0,36% | 0,46% | -15,19% | 1016,67% |
10º | FORD F150 / F250 | 22 | 2 | 5 | 3 | 0,01% | 0,03% | -60,00% | -33,33% |
11º | HAFEI RUIYI | 3 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
12º | LIFAN FOISON | 75 | 1 | 0 | 26 | 0,01% | 0,00% | - | -96,15% |
13º | RELY PICK-UP | 12 | 1 | 0 | 2 | 0,01% | 0,00% | - | -50,00% |
|
| 164310 | 18751 | 17287 | 15386 | 100,00% | 100,00% | 8,47% | 21,87% |
Fonte: Fenabrave