O mercado brasileiro cresceu quase 25% em outubro na comparação com o mesmo período de 2017. As vendas de SUVs, por exemplo, avançaram mais de 30%. As de hatches compactos, mais de 25%. Até mesmo os sedãs médios, que já viveram dias melhores, registraram incremento de emplacamentos. O segmento de hatches médios, no entanto, continuou em momento desesperador.
Nenhum dos modelos vendeu uma única unidade a mais do que no ano passado. Líder com quase 60% de participação, o Chevrolet Cruze Sport6 (474) sequer figurou no top 50 de automóveis, com 25% de compradores a menos do que há doze meses.
O Ford Focus, que já teve o fim de sua produção na Argentina confirmada pela marca para maio do ano que vem, manteve a segunda posição pelo quarto mês consecutivo, mas com apenas 184 unidades, uma retração de mais de 60%.
Em seu resultado mais fraco desde fevereiro (116), o Golf (141) foi o terceiro. Este foi o segundo pior mês para o VW, nº 1 na Europa, desde fevereiro de 2007 (166). Exemplificando a decadência de um segmento outrora pujante, há exatos cinco anos o Golf emplacava 1.830 unidades, treze vezes mais do que agora.
Após chegar ao fundo do poço em setembro, o 308 foi ainda pior no mês passado: as 17 unidades são o novo recorde negativo para o representante da Peugeot desde a chegada ao país em 2012. Fechando a lista, três consumidores preferiram apostar no Hyundai i30.
Hatches Médios | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | OUT/18 | SET/18 | OUT/17 | % OUT 18 | % SET 18 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 4579 | 474 | 374 | 631 | 57,88% | 44,31% | 26,74% | -24,88% |
2º | FORD FOCUS | 2639 | 184 | 245 | 516 | 22,47% | 29,03% | -24,90% | -64,34% |
3º | VW GOLF | 2418 | 141 | 203 | 214 | 17,22% | 24,05% | -30,54% | -34,11% |
4º | PEUGEOT 308 | 416 | 17 | 21 | 69 | 2,08% | 2,49% | -19,05% | -75,36% |
5º | HYUNDAI i30 | 10 | 3 | 1 | 0 | 0,37% | 0,12% | 200,00% | - |
|
| 10062 | 819 | 844 | 1430 | 100,00% | 100,00% | -2,96% | -42,73% |
Fonte: Fenabrave