A BMW Motorrad teve um dos estandes mais agitados do EICMA 2018, com nada menos que seis novidades mundiais: nova geração da S1000RR, F850 GS Adventure, scooter C400 GT e as renovadas R1250 RS, R1250 R e R1250 GS Adventure - estas três últimas apenas com atualização de motor, que passou de 1.200 para 1250 cc.

BMW Motorrad (Salão de Milão)

O grande destaque ficou por conta da nova geração da superesportiva S1000RR. Com 197 kg, ela ficou 10,6 kg mais leve que a antecessora, incluindo 3 kg só do motor e 1 kg a menos de gasolina por causa do tanque 1 litro menor. O motor de quatro cilindros e 998 cc ganhou comando de válvula variável ShiftCam, recurso que estreou na R1250 GS também exposta no Salão de Milão. A BMW revisou ainda os sistemas de admissão e escape para melhor performance. O resultado são 8 cv extras, com 207 cv totais a 13.500 rpm e torque de 11,5 kgfm a 11.000 rpm. 

Outras novidades incluem suspensão eletrônica semi-ativa (opcional), controle de tração dinâmico, ABS com função curva, e sistema anti-empinamento, além de quatro modos de pilotagem: Rain, Road, Dynamic e Race. Também há controle de largada e limitador de velocidade para entrar nos boxes. Como opcional, o pacote Race Pro adiciona mais três modos de condução para um controle ainda mais fino da entrega de potência do motor e atuação do controle de tração.   
BMW Motorrad (Salão de Milão)
BMW Motorrad (Salão de Milão)
A nova BMW S1000RR é a primeira moto a contar com pacote M, como nos carros da marca, que traz, por exemplo, rodas em fibra de carbono. Como opcional, a superesportiva pode receber quickshifter para trocas de marcha sem uso da embreagem e controlador automático de velocidade. De série, o painel com tela TFT de 6,5" é colorido e configurável. No design, a superesportiva parece mais compacta graças ao visual mais limpo e faróis de LED com projetor, que deixam de ter formato diferente um do outro. Atrás, a lanterna é um fino feixe de LED, que remete a uma moto 100% de pista.
BMW Motorrad (Salão de Milão)
BMW Motorrad (Salão de Milão)
Enquanto no Brasil a BMW lança a F850 GS, em Milão já apareceu a versão Adventure dela. Como esperado, trata-se de um modelo com maior aptidão para viagens longe do asfalto. A principal diferença fica por conta do tanque maior, com 23 litros contra 15 l do modelo normal, para uma autonomia de até 550 km de acordo com a marca. O pacote aventureiro também adiciona novas carenagens para o tanque e proteções nas laterais do motor, que deixaram a moto bem mais larga. Na parte eletrônica, há três novos modos de pilotagem: Dynamic, Enduro e Enduro Pro, além dos tradicionais Rain e Road. 
 

Consultada, a BMW do Brasil adiantou que o lançamento das novas S1000RR e F850 GS Adventure em nosso mercado não deverá acontecer antes do segundo semestre de 2019. 

Texto e fotos: Daniel Messeder, de Milão - Itália

Viagem a convite da Honda Motos do Brasil

Galeria: BMW Motorrad (Salão de Milão)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com