O grande destaque da Fiat para o Salão do Automóvel de São Paulo, que começa na semana que vem, será um conceito para antecipar sua linha inéditos de SUVs para o Brasil. A marca está divulgando vídeos dos bastidores da criação do protótipo e, no terceiro capítulo, focou em dois temas: a pintura prateada e o design do interior.

A Fiat escolheu uma cor metálica como forma de realçar a arquitetura do conceito. “A cor metálica vibrante da carroceria é inédita, cuidadosamente desenvolvida para criar um reflexo intenso e a sensação de brilho, como um diamante”, explica Paula Fujii, designer de Cores e Materiais da Fiat-Chrysler. Embora o vídeo não mostre, a fabricante diz que a grade frontal, frisos, retrovisores e outros itens terão acabamento em black piano, cromo escuro brilhante e cromo acetinado, entre outros.

Já tivemos uma visão rápida da cabine no vídeo anterior, e agora o novo teaser mostra mais detalhes. O volante é oval com comandos do lado esquerdo. O console central é bem alto e conta alguns botões de comando e um seletor giratório. A tela da central multimídia se integra ao painel e parece usar o mesmo sistema adotado por Argo e Cronos.

“A sensação que eu espero que uma pessoa tenha quando ela entrar é de se sentir feliz e vestida pelo carro harmonicamente”, diz Rafael Peixoto, designer-chefe de interiores da FCA América Latina. A simplicidade foi um dos pilares no desenvolvimento, dando um aspecto limpo, mas sem perder a funcionalidade. Uma das soluções foi criar porta-objetos que não chamem atenção à primeira vista, o que aumenta a sensação de conforto.

Por enquanto, a Fiat evita falar sobre o carro que o conceito pode gerar, revelando apenas que servirá para adiantar o visual dos próximos lançamentos da empresa, “inclusive no segmento de UVs (Utility Vehicles, ou veículos utilitários). Em junho, durante a apresentação dos planos para os próximos cinco anos, a fabricante revelou que pretende lançar dois SUVs no Brasil, um compacto e um de sete lugares, além de um crossover pequeno.

Imagens: reprodução

Galeria: Conceito da Fiat - Salão de São Paulo 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com