O início da vigência do WLTP, novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, obrigatório para todos os novos modelos produzidos a partir de 1º de setembro, derrubou o mercado europeu no mês passado.

 

Com 1.123.184 unidades comercializadas, as vendas de veículos novos no continente caíram 23,4% em relação a setembro de 2017, a maior retração mensal da década. Em 23 mercados, de acordo com a consultoria JATO, a baixa ficou na casa dos dois dígitos. No acumulado do ano, entretanto, o WLTP ainda não teve impacto: as 12.304.711 unidades representam alta de 2,3% sobre os nove primeiros meses do ano passado.

 

Opel Corsa GSI
New 2018 Ford Fiesta

Neste cenário de reviravoltas, montadoras com portfólios maiores sofreram mais para se adaptar à nova realidade. O resultado prático é que a liderança mudou de mãos: com 80.920 unidades comercializadas, a Opel / Vauxhall assumiu a posição de honra pela primeira vez desde março de 2005, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Mas a disputa foi acirrada: também na casa das 80 mil unidades, Ford (80.813) e BMW (80.258) vieram muito próximas.

Sentindo falta da VW? Em queda de mais de 50%, a gigante alemã também foi superada pela Mercedes (79.685) e caiu para o quinto lugar, com 74.469 registros. De acordo com a ACEA, associação dos fabricantes europeus, esta foi apenas a terceira vez desde o início do século que a VW não figurou na ponta.

Dentre as vinte primeiras colocadas do ranking, apenas a Volvo (28.011), 16ª, registrou números superiores aos do mesmo período de 2017 (+3,1%). Nenhuma marca, no entanto, perdeu tanto espaço quanto a Audi: 15ª colocada, a representante premium do Grupo VW perdeu mais de 60% de seus compradores.

Na disputa entre os modelos, setembro reservou grandes novidades. Com 24.752 unidades, pouco à frente do novo Ford Fiesta (22.478), o Opel / Vauxhall Corsa foi o nº 1 na preferência dos europeus reforçado pelo crescimento em mercados como Alemanha, França e Reino Unido. Completando o pódio, o Renault Clio (21.944) recuou quase 19% nos últimos doze meses.

 

Toyota Yaris GRNM
Mercedes-Benz Classe A 2019

Outras surpresas foram o quarto lugar do Toyota Yaris (19.479) e a sexta posição da nova geração do Mercedes Classe A (17.680), ambos com suas melhores colocações históricas. Com 15.864 unidades, o VW Polo foi o único representante da marca num top 10 que ainda viu o Peugeot 3008 (15.315) assumir a liderança entre os SUVs / crossovers.

E o Golf? Fora da liderança geral do Velho Continente pela primeira vez desde março do ano passado, quando o Fiesta foi o preferido, o VW fechou o mês passado na 13ª colocação, com queda de mais de 70%, atrás do Skoda Octavia (15.226) e do BMW Série 1 (15.070).

POS.

MODELO

SET.18

% MERCADO

SET.17

% VARIAÇÃO

1

OPEL/VAUXHALL CORSA

24.752

2,2%

23.575

5,0%

2

FORD FIESTA

22.478

2,0%

18.917

18,8%

3

RENAULT CLIO

21.944

2,0%

26.902

-18,4%

4

TOYOTA YARIS

19.479

1,7%

19.178

1,6%

5

PEUGEOT 208

17.751

1,6%

20.145

-11,9%

6

MERCEDES CLASSE A

17.680

1,6%

16.449

7,5%

7

CITROËN C3

16.307

1,5%

16.118

1,2%

8

FIAT 500

15.876

1,4%

18.837

-15,7%

9

VW POLO

15.864

1,4%

20.446

-22,4%

10

PEUGEOT 3008 SUV

15.315

1,4%

14.033

9,1%

11

SKODA OCTAVIA

15.226

1,4%

20.399

-25,4%

12

BMW SÉRIE 1

15.070

1,3%

14.985

0,6%

13

VW GOLF

14.968

1,3%

51.500

-70,9%

14

PEUGEOT 2008

14.517

1,3%

14.163

2,5%

15

HYUNDAI TUCSON

14.508

1,3%

14.696

-1,3%

16

RENAULT CAPTUR

14.490

1,3%

18.858

-23,2%

17

NISSAN QASHQAI

14.165

1,3%

28.987

-51,1%

18

FORD KUGA

13.497

1,2%

14.646

-7,8%

19

MINI

13.247

1,2%

15.435

-14,2%

20

MERCEDES CLASSE C

12.792

1,1%

17.771

-28,0%

21

FORD FOCUS

12.587

1,1%

20.939

-39,9%

22

FIAT PANDA

12.445

1,1%

15.804

-21,3%

23

KIA SPORTAGE

11.929

1,1%

12.574

-5,1%

24

TOYOTA C-HR

11.900

1,1%

9.640

23,4%

25

MERCEDES GLC

11.595

1,0%

12.578

-7,8%

POS.

MARCA

SET.18

% MERCADO

SET.17

% VARIAÇÃO

1

OPEL/VAUXHALL

80.920

7,2%

92.630

-12,6%

2

FORD

80.813

7,2%

94.297

-14,3%

3

BMW

80.258

7,1%

86.744

-7,5%

4

MERCEDES-BENZ

79.685

7,1%

92.372

-13,7%

5

VOLKSWAGEN

74.469

6,6%

157.029

-52,6%

6

PEUGEOT

72.696

6,5%

75.912

-4,2%

7

RENAULT

63.988

5,7%

95.160

-32,8%

8

TOYOTA

61.952

5,5%

63.415

-2,3%

9

HYUNDAI

46.532

4,1%

52.068

-10,6%

10

SKODA

45.993

4,1%

65.156

-29,4%

11

CITROËN

43.750

3,9%

45.422

-3,7%

12

KIA

43.665

3,9%

44.492

-1,9%

13

FIAT

41.165

3,7%

62.874

-34,5%

14

NISSAN

35.441

3,2%

64.117

-44,7%

15

AUDI

31.199

2,8%

78.899

-60,5%

16

VOLVO

28.011

2,5%

27.163

3,1%

17

DACIA

25.894

2,3%

34.914

-25,8%

18

MAZDA

23.030

2,1%

25.339

-9,1%

19

SEAT

21.764

1,9%

32.354

-32,7%

20

MINI

21.571

1,9%

25.066

-13,9%

...

...

...

...

...

...

 

TOTAL

1.123.184

...

1.466.243

-23,4%

 

ACUMULADO

12.304.711

...

12.024.753

2,3%

Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog

Galeria: Volkswagen Golf 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com