O início da vigência do WLTP, novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, obrigatório para todos os novos modelos produzidos a partir de 1º de setembro, derrubou o mercado europeu no mês passado.
Com 1.123.184 unidades comercializadas, as vendas de veículos novos no continente caíram 23,4% em relação a setembro de 2017, a maior retração mensal da década. Em 23 mercados, de acordo com a consultoria JATO, a baixa ficou na casa dos dois dígitos. No acumulado do ano, entretanto, o WLTP ainda não teve impacto: as 12.304.711 unidades representam alta de 2,3% sobre os nove primeiros meses do ano passado.
Neste cenário de reviravoltas, montadoras com portfólios maiores sofreram mais para se adaptar à nova realidade. O resultado prático é que a liderança mudou de mãos: com 80.920 unidades comercializadas, a Opel / Vauxhall assumiu a posição de honra pela primeira vez desde março de 2005, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Mas a disputa foi acirrada: também na casa das 80 mil unidades, Ford (80.813) e BMW (80.258) vieram muito próximas.
Sentindo falta da VW? Em queda de mais de 50%, a gigante alemã também foi superada pela Mercedes (79.685) e caiu para o quinto lugar, com 74.469 registros. De acordo com a ACEA, associação dos fabricantes europeus, esta foi apenas a terceira vez desde o início do século que a VW não figurou na ponta.
Dentre as vinte primeiras colocadas do ranking, apenas a Volvo (28.011), 16ª, registrou números superiores aos do mesmo período de 2017 (+3,1%). Nenhuma marca, no entanto, perdeu tanto espaço quanto a Audi: 15ª colocada, a representante premium do Grupo VW perdeu mais de 60% de seus compradores.
Na disputa entre os modelos, setembro reservou grandes novidades. Com 24.752 unidades, pouco à frente do novo Ford Fiesta (22.478), o Opel / Vauxhall Corsa foi o nº 1 na preferência dos europeus reforçado pelo crescimento em mercados como Alemanha, França e Reino Unido. Completando o pódio, o Renault Clio (21.944) recuou quase 19% nos últimos doze meses.
Outras surpresas foram o quarto lugar do Toyota Yaris (19.479) e a sexta posição da nova geração do Mercedes Classe A (17.680), ambos com suas melhores colocações históricas. Com 15.864 unidades, o VW Polo foi o único representante da marca num top 10 que ainda viu o Peugeot 3008 (15.315) assumir a liderança entre os SUVs / crossovers.
E o Golf? Fora da liderança geral do Velho Continente pela primeira vez desde março do ano passado, quando o Fiesta foi o preferido, o VW fechou o mês passado na 13ª colocação, com queda de mais de 70%, atrás do Skoda Octavia (15.226) e do BMW Série 1 (15.070).
POS. | MODELO | SET.18 | % MERCADO | SET.17 | % VARIAÇÃO |
1 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 24.752 | 2,2% | 23.575 | 5,0% |
2 | FORD FIESTA | 22.478 | 2,0% | 18.917 | 18,8% |
3 | RENAULT CLIO | 21.944 | 2,0% | 26.902 | -18,4% |
4 | TOYOTA YARIS | 19.479 | 1,7% | 19.178 | 1,6% |
5 | PEUGEOT 208 | 17.751 | 1,6% | 20.145 | -11,9% |
6 | MERCEDES CLASSE A | 17.680 | 1,6% | 16.449 | 7,5% |
7 | CITROËN C3 | 16.307 | 1,5% | 16.118 | 1,2% |
8 | FIAT 500 | 15.876 | 1,4% | 18.837 | -15,7% |
9 | VW POLO | 15.864 | 1,4% | 20.446 | -22,4% |
10 | PEUGEOT 3008 SUV | 15.315 | 1,4% | 14.033 | 9,1% |
11 | SKODA OCTAVIA | 15.226 | 1,4% | 20.399 | -25,4% |
12 | BMW SÉRIE 1 | 15.070 | 1,3% | 14.985 | 0,6% |
13 | VW GOLF | 14.968 | 1,3% | 51.500 | -70,9% |
14 | PEUGEOT 2008 | 14.517 | 1,3% | 14.163 | 2,5% |
15 | HYUNDAI TUCSON | 14.508 | 1,3% | 14.696 | -1,3% |
16 | RENAULT CAPTUR | 14.490 | 1,3% | 18.858 | -23,2% |
17 | NISSAN QASHQAI | 14.165 | 1,3% | 28.987 | -51,1% |
18 | FORD KUGA | 13.497 | 1,2% | 14.646 | -7,8% |
19 | MINI | 13.247 | 1,2% | 15.435 | -14,2% |
20 | MERCEDES CLASSE C | 12.792 | 1,1% | 17.771 | -28,0% |
21 | FORD FOCUS | 12.587 | 1,1% | 20.939 | -39,9% |
22 | FIAT PANDA | 12.445 | 1,1% | 15.804 | -21,3% |
23 | KIA SPORTAGE | 11.929 | 1,1% | 12.574 | -5,1% |
24 | TOYOTA C-HR | 11.900 | 1,1% | 9.640 | 23,4% |
25 | MERCEDES GLC | 11.595 | 1,0% | 12.578 | -7,8% |
POS. | MARCA | SET.18 | % MERCADO | SET.17 | % VARIAÇÃO |
1 | OPEL/VAUXHALL | 80.920 | 7,2% | 92.630 | -12,6% |
2 | FORD | 80.813 | 7,2% | 94.297 | -14,3% |
3 | BMW | 80.258 | 7,1% | 86.744 | -7,5% |
4 | MERCEDES-BENZ | 79.685 | 7,1% | 92.372 | -13,7% |
5 | VOLKSWAGEN | 74.469 | 6,6% | 157.029 | -52,6% |
6 | PEUGEOT | 72.696 | 6,5% | 75.912 | -4,2% |
7 | RENAULT | 63.988 | 5,7% | 95.160 | -32,8% |
8 | TOYOTA | 61.952 | 5,5% | 63.415 | -2,3% |
9 | HYUNDAI | 46.532 | 4,1% | 52.068 | -10,6% |
10 | SKODA | 45.993 | 4,1% | 65.156 | -29,4% |
11 | CITROËN | 43.750 | 3,9% | 45.422 | -3,7% |
12 | KIA | 43.665 | 3,9% | 44.492 | -1,9% |
13 | FIAT | 41.165 | 3,7% | 62.874 | -34,5% |
14 | NISSAN | 35.441 | 3,2% | 64.117 | -44,7% |
15 | AUDI | 31.199 | 2,8% | 78.899 | -60,5% |
16 | VOLVO | 28.011 | 2,5% | 27.163 | 3,1% |
17 | DACIA | 25.894 | 2,3% | 34.914 | -25,8% |
18 | MAZDA | 23.030 | 2,1% | 25.339 | -9,1% |
19 | SEAT | 21.764 | 1,9% | 32.354 | -32,7% |
20 | MINI | 21.571 | 1,9% | 25.066 | -13,9% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.123.184 | ... | 1.466.243 | -23,4% |
| ACUMULADO | 12.304.711 | ... | 12.024.753 | 2,3% |
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog