A segunda geração do Audi Q3 foi revelada em julho e já tem passaporte carimbado para o Brasil. O SUV compacto da marca alemã aparece registrado no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), mostrando seu design externo. O crossover deve ser apresentado ao público já em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, embora suas vendas comecem somente em 2019.

O novo Audi Q3 adota a nova identidade de design da empresa, inspirado em modelos como o novo Q5. Manteve a grade “Singleframe” da fabricante, alterando o formato do para-choque e dos faróis. Possui duas entradas de ar largas nas laterais do para-choque, unidas por uma linha cromada. Os faróis com projetores têm novo formato e podem receber a tecnologia Matrix LED como opcional. Está mais musculoso, por conta da linha de cintura elevada e dos arcos das caixas de rodas mais proeminentes.

Audi Q3 2019 - Teste
Audi Q3 2019 - Teste

O SUV também cresceu consideravelmente, agora medindo 4,49 metros de comprimento, 9,7 cm mais do que o anterior, sendo que 7,8 cm foram adicionados para o entre-eixos, que aumentou para 2,68 m. Isto se refletiu num ganho de espaço no porta-malas, que subiu para 530 litros, 174 l mais do que a primeira geração. Se rebater os bancos, tem capacidade para 1.525 litros.

Audi Q3 2019 - Registro no INPI

O novo Q3 adota também o painel de instrumentos digital Virtual Cockpit, disponível nas versões de 10,25” e 12,3”, enquanto a central multimídia utiliza tela de 8,8” ou 10,1”, dependendo da versão, agora integrada ao console central. Assim como o sedã A4, o Q3 recebe tecnologias de assistência como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, sensor de estacionamento e mais.

Será vendido na Europa com motor 1.5 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, uma versão melhorada do 1.4 TSI atual, que conta com tecnologias como desativação de cilindros. As versões mais caras usam o 2.0 turbo, nas versões de 190 cv e 230 cv. Pode ser equipado com o câmbio manual de 6 marchas ou automatizado S tronic de dupla embreagem e 7 posições.

Fotos: reprodução e divulgação

Galeria: Audi Q3 2019 - Avaliação na Itália

Envie seu flagra! flagra@motor1.com