No começo deste ano, o Euro NCAP, responsável pelos testes de segurança veicular na Europa, introduziu um novo critério para sua pontuação, que inclui se os carros testados possuem sistemas avançados de assistência ao motorista. Agora, a organização começa a avaliar estes sistemas, divulgando as primeiras descobertas baseadas nos resultados.

Foram testados os sistemas semi-autônomos de 10 carros: Audi A6, BMW Série 5, DS 7 Crossback, Ford Focus, Hyundai Nexo, Mercedes-Benz Classe C, Nissan Leaf, Tesla Model S, Toyota Corolla e Volvo V60, todos com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa com correção automática e assistente de velocidade.

O Euro NCAP diz que, e você provavelmente não está surpreso em ler isso, "nenhum carro no mercado hoje oferece autonomia total," pois todos eles "podem oferecer assistências ao motorista, mas isso não deve ser confundido com condução autônoma." Enquanto essas conclusões parecem óbvias, aparentemente uma grande parcela dos motoristas acreditam que eles têm um carro que pode andar sozinho.

De acordo com um estudo recente, mais de 70% dos motoristas acham que já podem comprar um carro autônomo, se ele tiver os sistemas citados acima. O Euro NCAP afirma que os resultados da pesquisa são "um forte contraste com a capacidade real destes sistemas."

“A mensagem do Euro NCAP a partir destes testes é clara: carros, mesmo aqueles com sistemas avançados de assistência, precisam de um motorista atento e vigilante a todos os momentos atrás do volante. É imperativo que sistemas de segurança ativa e passiva de última geração continuem disponíveis como um apoio vital", comenta Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.

O resultado dos testes mostraram que a BMW e a DS oferecem o menor nível de assistência, enquanto a Tesla "arrisca com uma confiança excessiva no sistema de assistência, deixando o veículo no controle." Audi, Ford, Hyundai, Mercedes, Toyota, Nissan e Volvo oferecem um equilíbrio entre os dois mundos.

Os resultados completos dos testes e os vídeos de cada carro em sete cenários diferentes podem ser vistos aqui.

Fonte:Euro NCAP

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