Há algumas semanas, a Volkswagen levou um Jetta preparado para o deserto de sal de Bonneville e bateu o recorde, alcançando os 338,15 km/h. E não durou muito, já que o novo recorde é de 339,57 km/h, alcançados pelo youtuber Matt Farah, convidado pela VW para brincar um pouco com o sedã.

O carro é o mesmo que foi utilizado no recorde anterior. Para refrescar sua memória, este é a nova geração do Jetta, usando o motor 2.0 TSI que será apresentado no ano que vem nos EUA, mas com uma preparação específica para competir no famoso deserto de sal de Bonneville. Tem tração dianteira e um câmbio manual de 6 marchas. Há uma pequena confusão aqui. Farah diz que o motor 2.0 gera 557 cv, muito menos do que os 607 cv divulgados anteriormente - o mais provável é que ele tenha se confundido. No evento em setembro, o Jetta bateu o recorde ao chegar a 335,5 km/h,

VW Jetta Land Speed Car
VW Jetta Land Speed Car

Farah foi convidado pela Volkswagen para andar no carro no deserto. O vídeo mostra o youtuber fazendo uma primeira corrida para se acostumar com o carro, os pontos da reta no deserto e como funciona o para-quedas usado na frenagem. E já mandou bem na primeira vez, chegando a 297,7 km/h durante o aquecimento. Foi na segunda corrida que ele pisou fundo para chegar aos 339 km/h.

Não sabemos se a VW esperava que isso acontecesse. Após a primeira corrida, Farah diz que a VW queria que ele fizesse este teste antes de "chegar às 200 mi/h". Outra dúvida é se o recorde será mantido. Embora tenha sido filmado, ele não aconteceu durante um evento oficial e teria que passar por uma certificação para ser aceito.

Ainda assim, 339 km/h em um Volkswagen Jetta é um algo inimaginável.

Fonte: The Smoking Tire via YouTube

Galeria: Volkswagen Jetta alcança 339 km/h em Bonneville

Envie seu flagra! flagra@motor1.com