Mesmo posicionados em segmentos completamente diferentes e sendo dramaticamente distantes em temos de design, Ford Mustang e Renault Duster são bastante parecidos na visão de Laurens van den Acker. Chefe de design da gigante francesa, o executivo explica que a proximidade não tem a ver com porte ou performance, mas sim com a importância que cada um exerce sobre a própria marca. “O Duster é para a Dacia um pouco do que o Mustang é para a Ford: um modelo icônico, com identidade própria e imagem mais forte do que a própria marca", argumenta Acker.

Não por acaso, ambos são best-sellers em seus segmento e acumulam fãs nos mais variados mercados onde são vendidos. No ano passado, por exemplo, a Dacia emplacou em todo o mundo cerca de 460.000 unidades, das quais 145.682 eram Dusters. No acumulado dos oito primeiros meses de 2018, 130.885 exemplares já foram entregues, o que significa que os resultados gerais no final do ano serão significativamente superior na comparação com 2017.

2018 Dacia Duster official image
Ford Mustang GT

Atualmente o Duster está na segunda geração, sendo vendido em alguns mercados também sob o bandeira da Renault. No Brasil, o modelo é produzido em São José dos Pinhais (PR) e se prepara para ser renovado no ano que vem.

Fotos: Divulgação

Galeria: Renault Duster 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com