Órgão suspeita de reforços extras aplicados apenas em unidades avaliadas

Principal órgão avaliador da segurança automotiva da Europa, o Euro NCAP levanta nesta semana uma grave suspeita envolvendo possível manipulação de veículos utilizados em testes de colisão. Segundo informado, especialistas da própria entidade e da empresa de segurança Thatcham Research descobriram que módulos de airbag, bancos, espumas e sistemas Isofix estavam sendo marcados com a inscrição "apenas para teste de colisão". Autoridades acusam as montadoras de tentar otimizar o desempenho dos veículos nas provas com componentes reforçados intencionalmente.

O Euro NCAP explica que todos os carros utilizados nos testes são inspecionados posteriormente e os componentes são vistoriados individualmente. Foi exatamente nesta auditoria que pesquisadores da Thatcham e do próprio órgão descobriram peças marcadas. "Encontramos no verso de um módulo a inscrição 'apenas para Euro NCAP'. Os módulos de airbag são bastante comuns... Isso parece muito, muito suspeito para nós", disse um porta-voz.

Um posicionamento por parte das montadoras foi cobrado, mas as explicações não foram convincentes. Desse modo, o objetivo agora é abrir um processo de investigação para visitar fábricas de automóveis ou fornecedores de peças, além de eventualmente realizar novos testes com os veículos suspeitos.

2019 Audi A6 Euro NCAP crash test

Mike Hawes, executivo-chefe da Sociedade de Fabricantes de Motores (SMMT), disse que componentes marcados são parte normal do processo de produção, acrescentando: “A SMMT refuta fortemente essas suspeitas. Não há evidência de qualquer negligência nos testes de segurança e, de outro modo, mostra uma falha na compreensão do processo de fabricação e certificação. Tais observações lançam insatisfações injustificadas na indústria automotiva, para a qual a segurança é prioridade absoluta". 

Especialistas estão comparando ao caso ao famoso escândalo do Dieselgate, que detectou manipulação nas emissões de gases poluentes de motores diesel em todo o mundo.

Fonte: AutoExpress

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