Em setembro, a Volkswagen tomou a decisão de tirar o protótipo R420 da garagem e andar com ele em Nürburgring. Como se não bastasse, a marca ainda levou o hatch para um evento de curso de pilotagem na pista alemã, o Scuderia Hanseat. É um mistério, já que o R420 foi avistado pela última vez em setembro de 2017. Trata-se de um modelo muito parecido esteticamente com o Golf R, mas com um par de saídas de escapamento ovais que identificam que é um modelo diferente. Além disso, ele continua a usar a placa WOB CB 242, outra forma de mostrar que é mesmo o Golf R420.

O Golf R420 é um protótipo do que seria a versão de produção do conceito R400. Utiliza um motor 2.5 de cinco cilindros em linha, usado em carros como o Audi RS3, e que gera 420 cv (por isso o nome). Conta com tração nas quatro rodas, para aproveitar melhor toda sua potência.

O projeto do Golf R420 chegou até a fase de testes, com um único protótipo feito para rodar. Só que veio o Dieselgate e a Volkswagen precisou cortar custos para compensar as multas milionárias, fazendo com que a versão extrema do Golf R fosse eliminada, já que o Grupo VW já oferecia algo parecido na forma do Audi RS3.

Ainda não está claro se o R420 voltou aos planos da empresa ou se foi apenas alguém da Volkswagen mostrando sua paixão pela máquina e a levando para dar uma volta. Se for uma nova bateria de testes, teria que ser uma edição limitada de despedida para a atual geração, já que o Golf VIII será apresentado no início de 2019, com produção marcada para começar em junho do ano que vem, desembarcando nas concessionárias europeias pouco antes de 2020.

Fonte: Automotive Mike via YouTube

Envie seu flagra! flagra@motor1.com