A Ford anuncia nesta semana a realização de testes em Dusseldorf, na Alemanha, de um tecnologia que promete melhorar significativamente a segurança no trânsito em caso de acidentes. Tocado em parceria com a Vodafone, o projeto consiste em um sistema que alerta os motoristas quando há um acidente à frente, momentos depois dele acontecer. A ideia é avisar quando os veículos de emergência estão chegando (bombeiros, polícia e ambulâncias), de modo a direcionar os motoristas para um dos lados da pista e criar um verdadeiro “corredor de emergência”.

Leia também

Segundo a marca, a tecnologia inclui um botão SOS no carro, o “eCall”, que permite chamar automaticamente os serviços de emergência em caso de acidente. Quando todos os veículos estiverem conectados por redes móveis e modems, ele terá ainda a função “eCall Plus” para comunicar o acidente aos motoristas localizados a até 500 metros. Os veículos de emergência também vão gerar o mesmo tipo de aviso e terão telas para orientar os motoristas a formar o "corredor de emergência".

Ford - Corredor de Emergência

O objetivo é garantir a máxima agilidade possível no atendimento a eventuais feridos. Segundo os especialistas, o índice de sobrevivência pode aumentar até 40% se os primeiros socorros forem feitos apenas 4 minutos mais rápido. "A revolução digital está trazendo avanços que podem ajudar a salvar vidas em nossas estradas", diz Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone Alemanha. “Quando os carros se comunicam entre si, as equipes de resgate encontram caminho aberto para levar ajuda no momento certo.”

Fotos: Divulgação

Galeria: Ford - Corredor de Emergência

Envie seu flagra! flagra@motor1.com