Desde que a Volkswagen apresentou o novo Jetta 2019 em janeiro deste ano em Detroit, estamos esperando impacientemente pela versão de pegada mais esportiva, a GLI, que fez sua fama no Brasil simplesmente como 2.0 TSI.  Encontramos até alguns flagras para acalmar nossa impaciência. Mas agora as coisas começam a ficar mais claras. José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen do Brasil, conversou com o pessoal do Autoblog.com.ar durante a apresentação do Jetta 2019 na Argentina (chamado de Vento por lá) e sugeriu que a estreia da GLI está chegando.

"Eu estimo que o Vento [Jetta] GLI poderia ser apresentado em janeiro, durante o Detroit Show", disse Pavone em entrevista à publicação. No entanto, a seguinte afirmação de Pavone deixa no ar a chegada da até então inédita versão GLI aqui no Brasil: “a versão esportiva foi projetada especificamente para o gosto do mercado norte-americano.”

Volkswagen Golf GTI 2018

Pavone também contou alguns detalhes do Jetta 2.0, dizendo que ele terá rodas exclusivas de cinco raios e teto preto, embora não saibamos se isso é para toda a América do Norte ou específico para a América do Sul. Ele também citou que o visual no geral será bem mais agressivo, assim como é o GTI. Espere por para-choques mais encorpados, a tradicional faixa vermelha na dianteira e interior escurecido com detalhes diferenciados como no hatch.

Não é segredo que o Jetta GLI usará o mesmo motor turbo de 2.0 litros do GTI. Aqui no Brasil, o Golf 2.0 entrega generosos 230 cv entre 4.700 e 6.200 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.500 rpm e trabalha em conjunto com o câmbio DSG de dupla embreagem e 6 marchas. 

Mas a potência maior não será a única melhoria do GLI. O sedã também receberá uma suspensão traseira independente multilink, assim como o GTI, o que por si só já é uma grande melhoria em relação à suspensão traseira de eixo de torção das versões Comfortline e R-Line. 

Se a data está praticamente fechada, resta saber qual será o preço. As duas versões equipadas com o motor 1.4 TSI aqui no Brasil custam entre R$ 109.990 e R$ 124.980 (R-Line com teto solar). As apostas estão abertas!

Fonte: Autoblog.com.ar
Projeção: Kleber Silva

Galeria: Novo VW Jetta 2019 (BR)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com