Versão preparada de 607 cv alcançou 338 km/h no deserto de sal de Bonneville, nos EUA

Quando a Volkswagen revelou que iria atrás do recorde do famoso deserto de sal de Bonneville, nos EUA, logo revelou que iria usar um Jetta preparado especialmente para a façanha. O plano era participar do Bonneville Speed Week, evento que aconteceu em agosto, mas a equipe encontrou um problema na transmissão enquanto testava o Jetta no dinamômetro. Decidiram então esperar por setembro para tentar bater o recorde.

Volkswagen Jetta Bonneville

Desta vez, tudo aconteceu de acordo com o plano. O Volkswagen Jetta de nova geração, equipado com motor 2.0 TSI, chegou a 338,15 km/h, superando o recorde anterior de 335,5 km/h. O piloto Scott Goetz, veterano em corridas no deserto de sal, guiou o modelo de 607 cv durante o evento World of Speed.

Mais sobre o novo Volkswagen Jetta

Baseado na nova geração do Volkswagen Jetta, o sedã foi preparado pela THR Manufacturing com a missão de mostrar o potencial do motor 2.0 EA-888. Ele será usado no novo Jetta GLI nos EUA, com cerca de 230 cv, e deve ser lançado no Brasil como versão topo de linha em 2019 - o Jetta chega por aqui nesta semana somente com motor 1.4 TSI de 150 cv. Nas mãos da THR, o 2.0 turbo com injeção direta alcançou os 607 cv a 8.500 rpm em um teste no dinamômetro.

Volkswagen Jetta Bonneville

Os engenheiros foram capazes de extrair três vezes mais potência ao instalar um novo turbo, exaustor, comando de válvulas, válvulas e bielas, mantendo o virabrequim e o bloco do motor.

Além do motor, o Jetta usado em Bonneville passou por outras mudanças para conseguir bater o recorde. Recebeu rodas e pneus feitos sob medidas, suspensão mais baixa e diferencial blocante para melhorar a tração. Também perdeu um monte de equipamentos para reduzir peso e teve que ser ajustado para que o piloto não se machucasse em caso de acidente a essa velocidade. O sedã recebeu ainda uma gaiola e banco esportivo, e foi equipado com um sistema de combate ao incêndio e dois para-quedas na tampa do porta-malas, para ajudar a reduzir a velocidade após o teste.

Fonte: Volkswagen

Galeria: Volkswagen Jetta Bonneville