Após um teaser, a Nissan apresenta oficialmente a Navara (a nossa Frontier) na versão conceitual Dark Sky. Desenvolvida no Reino Unido em parceria com o ESA (European Space Agency), a picape vai além de mostrar um visual diferente. Segundo a Nissan, ela foi projetada para colaborar na observação das estrelas, inclusive com reboque para levar um telescópio especial. 

Mais sobre a Frontier

O maior destaque do conceito é a carga de tecnologia embarcada. A marca destaca o ProPILOT, sistema de piloto automático adaptativo que pode centralizar o reboque na faixa de rodagem, mesmo em curvas. Já conhecido do Kicks, o sistema de câmeras 360º foi melhorado para trabalhar com a carreta, assim como o detector de ponto cego calibrado para avisar também quando há um veículo ao lado da carretinha. Para facilitar na hora de engatar o reboque, há um auxiliar de alinhamento automático. Até o Leaf emprestou suas baterias para o conceito: elas armazenam energia para manter iluminação e funcionamento de sistemas em locais remotos.

Nissan Navara (Frontier) Dark Sky Concept
Nissan Navara (Frontier) Dark Sky Concept
Nissan Navara (Frontier) Dark Sky Concept

Visualmente, a Frontier Dark Sky se difere da "normal" nos belos faróis full-LED, rodas de 20" com pneus para uso fora-de-estrada, suspensão elevada e pintura preta com grafismo cinza. Toda a iluminação auxiliar é vermelha, para não atrapalhar a visualização do espaço, mesmo motivo pelo qual o interior recebeu revestimento com detalhes em laranja refletivo, ajudando na luminosidade Interna. Já o volante é semelhante ao do Kicks, algo que ainda não foi aplicado na Frontier de produção. O motor é o conhecido 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45 kgfm de torque que equipa a picape normalmente. 

Nissan Navara (Frontier) Dark Sky Concept

A carreta foi desenvolvida especialmente para levar o telescópio PlaneWave, inclusive com refrigeração e mecanismo para abertura. Nela, as rodas são de 16" com pneus especial. Após o Salão de Hannover, o telescópio será doado para uso em estudos astrológicos. 

Fotos: divulgação

Galeria: Nissan Navara (Frontier) Dark Sky Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com