Começa mais um capítulo da história do VW Jetta no Brasil. Agora é a vez da sétima geração do sedã começar a ser vendida em nosso mercado, importada do México. Maior e feito sobre a plataforma MQB, do Golf, o novo Jetta estreia em duas versões de acabamento, sempre com motor 1.4 TSI e câmbio automático de 6 marchas. Preços vão de R$ 109.990 na versão Comfortline, chegando a R$ 119.990 no modelo R-Line. Sentiu falta do Jetta 2.0 TSI? Ele deverá ficar para o ano que vem, já que não ainda não foi revelado nem na América do Norte.

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Para ficar acima do Virtus (que terá uma nova versão em breve, a GTS 1.4 TSI), o novo Volkswagen Jetta tinha previsão de custar entre R$ 105 mil e R$ 115 mil, respectivamente, mas acabou R$ 5 mil acima da expectativa - suficiente para custar mais que as versões mais vendidas dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic. Um dos motivos pode ser a chegada do T-Cross, SUV baseado no Polo e que deve ter preço máximo na casa dos R$ 100 mil.

Agora construído sobre a plataforma modular MQB, o novo Jetta cresceu e aproveita melhor o seu entre-eixos para aumentar o espaço interno. Agora mede 4,70 metros de comprimento, 4,3 centímetros a mais do que o antecessor, enquanto o entre-eixos cresceu 3 cm, alcançando os 2,68 m. Ele também passa a impressão de ser bem parrudo, efeito causado pelos 1,80 m de largura, 2,1 cm a mais. A altura segue a mesma, com 1,47 m. A diferença nas medidas foi usada para melhorar o espaço para os passageiros, principalmente nos banco traseiro - embora haja um volumoso túnel central. O porta-malas manteve os 510 litros de capacidade. 

Novo VW Jetta 2019 (BR)
Novo VW Jetta 2019 (BR)

A mecânica não mudou. O motor é o conhecido 1.4 TSI flex de 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.400 e 3.500 rpm, em combinação com o câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. A única diferença para o modelo norte-americano está na transmissão - lá fora ele ganhou uma nova caixa de 8 posições. Ainda não há versão 2.0 nem mesmo no exterior. Conhecido como Jetta GLi nos EUA, esta variante adotará o motor 2.0 TSI de 230 cv do Golf GTI e câmbio DSG de 6 marchas, com estreia prevista para 2019.

Como não poderia ficar menos equipado do que o Polo, o Jetta passa a contar com equipamentos como o painel digital "Active Info Display", com uma tela digital de 10,25 polegadas de alta resolução (na versão R-Line). Conta com controle de estabilidade de série, piloto automático adaptativo, central multimídia de 8" com conexão Android Auto e Apple CarPlay e mais. Teto solar é item opcional por R$ 4.990 (o carregador por indução é um acessório de R$ 399) e há seis opções de cores (inclusive vermelho) para a carroceria. As três primeiras revisões programadas são gratuitas, com as demais três (até os 60.000 km) por R$ 2.204. Veja abaixo o pacote de equipamentos de cada versão:

Jetta Comfortline 1.4 TSI  - R$ 109.990
Equipamentos: Ar-condicionado digital (duas zonas), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), faróis de LED com iluminação diurna, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas e integração com Apple CarPlay e Android Auto, rodas de liga leve aro 17", volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, bancos de couro, frenagem de emergência para manobras de ré, seletor de modo de condução e bloqueio eletrônico de diferencial.
Opcional: Teto solar (R$ 4.990)

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Jetta R-Line 1.4 TSI - R$ 119.990
Equipamentos: Adiciona painel de instrumentos digital Active Info Display, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, frenagem pós-colisão, farol alto automático, rodas de liga leve de 17" com desenho exclusivo e acabamento escurecido, detector de fadiga e alerta de distância.
Opcional: Teto solar (R$ 4.990)

Fique ligado para a primeira avaliação do novo Jetta em breve!

Fotos: Volkswagen

Galeria: Novo VW Jetta 2019 (BR)

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