Mais de 30 mil picapes foram vendidas em agosto, resultado 18% superior ao mesmo período de 2017. A Fiat ampliou sua vantagem nas duas categorias, a S10 perdeu fôlego, Ranger e Amarok registraram crescimentos. Confira agora todos os destaques do mês passado.
PEQUENAS
Avançando quase 20% na comparação com agosto do ano passado, a Fiat Strada emplacou 6.119 unidades, seu segundo melhor resultado em 2018, e manteve a participação de mercado acima dos 52%.
Assim como a líder, Saveiro e Montana também tiveram seus segundos melhores desempenhos no ano. Vice-líder, a VW foi a preferida por 4.237 consumidores. Já a Chevrolet se manteve praticamente estável em relação a julho com as suas 1.404 unidades, mas cresceu acima de 28% na comparação com o ano passado.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | AGO/18 | JUL/18 | AGO/17 | % AGO 18 | % JUL 18 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT STRADA | 44396 | 6119 | 5765 | 5108 | 52,03% | 53,29% | 6,14% | 19,79% |
2º | VW SAVEIRO | 30068 | 4237 | 3635 | 4087 | 36,03% | 33,60% | 16,56% | 3,67% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 8028 | 1404 | 1419 | 1095 | 11,94% | 13,12% | -1,06% | 28,22% |
|
| 82492 | 11760 | 10819 | 10290 | 100,00% | 100,00% | 8,70% | 14,29% |
MÉDIAS / GRANDES
Na faixa superior, o crescimento geral nas vendas superou os 20%. Neste cenário, a Toro foi o grande destaque: com 6.172 emplacamentos, a Fiat avançou quase 30% nos últimos 12 meses e registrou seu segundo melhor desempenho histórico apenas um mês após o recorde de julho (6.226).
A Toyota Hilux (3.542), em seu momento mais expressivo em 2018, abriu quase 900 unidades de vantagem sobre a Chevrolet S10 (2.645), única entre as sete primeiras a vender menos do que em 2017. Assim como a Toyota, a Ford Ranger (2.175) também registrou em agosto o seu resultado mais forte no ano.
Fechando o top 5 com incremento superior a 45%, a VW Amarok (1.720) não vendia tanto desde dezembro de 2014 (1.981). Sétima, a Renault Duster Oroch (1.374) foi a campeã de crescimento entre modelos com pelo menos 1 mil emplacamentos (+60,3%) e assegurou uma pequena folga sobre a Mitsubishi L200 (1.046) – esta, por sua vez, teve seu melhor desempenho desde dezembro de 2016 (1.084).
Com dificuldades para acompanhar o ritmo das principais adversárias, a Frontier (366) vendeu praticamente 1/3 da adversária mais próxima, com queda de quase 26% nos últimos 12 meses. Desde janeiro (349) a representante da Nissan não vendia tão pouco.
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | AGO/18 | JUL/18 | AGO/17 | % AGO 18 | % JUL 18 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT TORO | 38460 | 6172 | 6226 | 4793 | 32,25% | 34,32% | -0,87% | 28,77% |
2º | TOYOTA HILUX | 24064 | 3542 | 3080 | 2922 | 18,51% | 16,98% | 15,00% | 21,22% |
3º | CHEVROLET S10 | 20761 | 2645 | 2630 | 2883 | 13,82% | 14,50% | 0,57% | -8,26% |
4º | FORD RANGER | 12602 | 2175 | 1895 | 1693 | 11,37% | 10,45% | 14,78% | 28,47% |
5º | VW AMAROK | 11308 | 1720 | 1629 | 1182 | 8,99% | 8,98% | 5,59% | 45,52% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 9019 | 1374 | 1186 | 857 | 7,18% | 6,54% | 15,85% | 60,33% |
7º | MITSUBISHI L200 | 7318 | 1046 | 997 | 976 | 5,47% | 5,50% | 4,91% | 7,17% |
8º | NISSAN FRONTIER | 4251 | 366 | 444 | 493 | 1,91% | 2,45% | -17,57% | -25,76% |
9º | RAM 2500 | 387 | 87 | 48 | 33 | 0,45% | 0,26% | 81,25% | 163,64% |
10º | AGRALE MARRUÁ | 4 | 2 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
11º | FORD F150 / F250 | 15 | 2 | 5 | 1 | 0,01% | 0,03% | -60,00% | 100,00% |
12º | LIFAN FOISON | 74 | 2 | 1 | 38 | 0,01% | 0,01% | 100,00% | -94,74% |
13º | RELY PICK-UP | 11 | 2 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 100,00% | - |
14º | EFFA START PICK UP | 2 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
|
| 128276 | 19136 | 18142 | 15871 | 100,00% | 100,00% | 5,48% | 20,57% |