Lançada em 2011, a atual geração do Volkswagen Fusca (Beetle em alguns países) começa a se despedir do mercado. Prova disso é o lançamento na América do Norte da série especial Final Edition, pensada como forma de homenagear a trajetória do icônico modelo. A novidade traz uma série de detalhes exclusivos no visual e tem preço inicial sugerido de US$ 23.940, cerca de R$ 99.900 numa conversão direta.

Mais sobre o Fusca

Segundo a VW, o Fusca Final Edition é oferecido tanto na carroceira cupê quanto na conversível, sempre nas versões SE e SEL. A carroceria pode ser pintada nas cores Pure White, Deep Black Pearl e Platinum Grey, além das tonalidades exclusivas Safari Uni e Stonewashed Blue. A série traz ainda pacote de itens cromados e, na configuração mais cara, equipamentos como faróis bi-xenônio, lanternas traseiras de LED e rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de faixas brancas.

Volkswagen Fusca Final Edition

No interior, há botão de partida, volante multifuncional revestido em couro, pedais de alumínio e ar-condicionado automático. A SE possui bancos padrão de tecido, enquanto a SEL oferece revestimento em couro. No modelo de entrada o sistema de entretenimento também é simples (o chamado Composition), enquanto na mais cara marca presença o Discover Media, com sistema de som da Fender.

Sob o capô, ambas as versões têm motor 2.0 TSI de 176 cv e câmbio automático de 6 marchas.

Volkswagen Fusca Final Edition

Fim de linha em 2019

Junto com o lançamento da edição, a VW também confirma o fim do Fusca a partir do ano que vem. "A perda do Fusca depois de três gerações, ao longo de quase sete décadas, evocará uma série de emoções dos muitos fãs devotos", disse Hinrich J. Woebcken, presidente e diretor executivo da marca na América do Norte. Não existem planos imediatos para uma nova geração, mas há esperança. "Nunca diga nunca", completou Woebcken. 

Fotos: Divulgação

Galeria: Volkswagen Fusca Final Edition

Envie seu flagra! flagra@motor1.com