Em visita a algumas concessionárias Ford da capital paulista, a reportagem do Motor1.com ouviu que, após a chegada do Ka automático, a marca deverá deixar de oferecer o Fiesta nas versões Powershift, equipadas com câmbio de dupla embreagem. A mudança é esperada para a linha 2019 do compacto. A se confirmar esta informação, o Fiesta perderá também o modelo equipado com o motor 1.0 EcoBoost, hoje ofertado apenas na versão SEL Style exclusivamente com o Powershift.

Fiesta 2018 BR

Lançada em 2013 com atual geração do Fiesta nacional, a transmissão Powershift foi bem recebida na época por aliar desempenho e consumo superiores às caixas automáticas tradicionais, por usar um sistema de dupla embreagem em vez de um conversor de torque. Com o tempo, porém, o funcionamento do câmbio se revelou irregular, com diversos casos de patinamento e trancos nas trocas, além de unidades que simplesmente travaram. Ciente do problema (que alegou ser uma contaminação do óleo da caixa), a Ford disse ter encontrado a solução e, após trocar diversas transmissões com defeito, ampliou a garantia do Powershift para 10 anos. No entanto, a imagem do câmbio já estava arranhada e passou a prejudicar as vendas dos modelos equipados com ele - além do Fiesta, também estava no EcoSport e segue no Focus até hoje.

Leia também

A Ford então começou a substituir o Powershift por uma transmissão automática com conversor de torque, também de 6 marchas, primeiro com EcoSport no ano passado. Recentemente, foi a vez do Ka 2019 ganhar esse câmbio, nas versões hatch e sedã. Foi, ao que tudo indica, o tiro de misericórdia nas vendas do Fiesta Powershift - motivo pelo qual a Ford deverá deixar de oferecê-lo em breve. 

Vale lembrar que, no fim de agosto, o Fiesta teve o preço reduzido em todas as versões com câmbio manual, partido agora de R$ 54.690. Outro indício de que apenas os Fiesta de três pedais deverão chegar à linha 2019. 

Fiesta 2018 BR

Enquanto isso, a Ford já registrou no Brasil a patente da nova geração Fiesta, maior e mais sofisticada, que está à venda na Europa desde o ano passado. Mas isso não significa necessariamente que o carro esteja nos planos da marca para nosso mercado. Assim como nos EUA, a prioridade da Ford nos próximos anos serão os SUVs, sendo que a primeira novidade a chegar deverá ser um modelo médio para rivalizar com o Jeep Compass.   

Fotos: divulgação

Galeria: Ford Fiesta Titanium / Titanium Plus 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com