Ford Fiesta 2019 deve perder o câmbio Powershift, dizem concessionários
Se a informação se confirmar, também seria o fim da versão 1.0 EcoBoost
Em visita a algumas concessionárias Ford da capital paulista, a reportagem do Motor1.com ouviu que, após a chegada do Ka automático, a marca deverá deixar de oferecer o Fiesta nas versões Powershift, equipadas com câmbio de dupla embreagem. A mudança é esperada para a linha 2019 do compacto. A se confirmar esta informação, o Fiesta perderá também o modelo equipado com o motor 1.0 EcoBoost, hoje ofertado apenas na versão SEL Style exclusivamente com o Powershift.
Lançada em 2013 com atual geração do Fiesta nacional, a transmissão Powershift foi bem recebida na época por aliar desempenho e consumo superiores às caixas automáticas tradicionais, por usar um sistema de dupla embreagem em vez de um conversor de torque. Com o tempo, porém, o funcionamento do câmbio se revelou irregular, com diversos casos de patinamento e trancos nas trocas, além de unidades que simplesmente travaram. Ciente do problema (que alegou ser uma contaminação do óleo da caixa), a Ford disse ter encontrado a solução e, após trocar diversas transmissões com defeito, ampliou a garantia do Powershift para 10 anos. No entanto, a imagem do câmbio já estava arranhada e passou a prejudicar as vendas dos modelos equipados com ele - além do Fiesta, também estava no EcoSport e segue no Focus até hoje.
A Ford então começou a substituir o Powershift por uma transmissão automática com conversor de torque, também de 6 marchas, primeiro com EcoSport no ano passado. Recentemente, foi a vez do Ka 2019 ganhar esse câmbio, nas versões hatch e sedã. Foi, ao que tudo indica, o tiro de misericórdia nas vendas do Fiesta Powershift - motivo pelo qual a Ford deverá deixar de oferecê-lo em breve.
Vale lembrar que, no fim de agosto, o Fiesta teve o preço reduzido em todas as versões com câmbio manual, partido agora de R$ 54.690. Outro indício de que apenas os Fiesta de três pedais deverão chegar à linha 2019.
Enquanto isso, a Ford já registrou no Brasil a patente da nova geração Fiesta, maior e mais sofisticada, que está à venda na Europa desde o ano passado. Mas isso não significa necessariamente que o carro esteja nos planos da marca para nosso mercado. Assim como nos EUA, a prioridade da Ford nos próximos anos serão os SUVs, sendo que a primeira novidade a chegar deverá ser um modelo médio para rivalizar com o Jeep Compass.
Fotos: divulgação
Galeria: Ford Fiesta Titanium / Titanium Plus 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Flagra: Novo BYD Song Plus é visto em SP