Especulada desde 2017, a sucessora da Fiat Strada ganha contornos mais definitivos. Após ser flagrada em testes, ainda com muita camuflagem, agora a futura picape compacta recebe data de estreia: primeiro trimestre de 2020, segundo o site AutosSegredos, que teve acesso a informações exclusivas sobre o modelo. Antes conhecido como X1P, o projeto final atende pelo código 2810. 

Fiat X1P, segundo Jonathan Machado

Conforme já vinha sendo especulado, a plataforma da picape será mista: dianteira do Mobi (327) com componentes do Argo e traseira do furgão Fiorino, o que significa manter o robusto eixo rígido com mola semi-helíptica. Como na Strada, a nova picape terá versões de cabine simples, estendida e dupla, com a diferença de que esta última terá quatro portas - contra três da atual. Ainda na parte mecânica, a picape 2810 terá como principal motor o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm ligado ao câmbio manual de 5 marchas, em substituição ao 1.4 Fire (88 cv) da Strada. De acordo com o AutosSegredos, uma opção 1.0 com o Firefly de 3 cilindros também não está descartada.   

Leia também

fiat-strada-05

Nascida em 1998 como uma derivação do Palio de primeira geração, a Strada mantém até hoje a plataforma, apesar de ter sido modernizada na mecânica e no estilo ao longo dos anos. Com a chegada da Toro, a Strada ficou mais focada em atender o mercado frotista e ainda hoje lidera as vendas do segmento com folga. Apesar disso, o projeto antigo perdeu o encanto nas versões mais caras, sobretudo a Adventure - apelo que pode ser retomado com a nova 2810.

Projeções: Jonathan Machado    

 

Galeria: Fiat Strada 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com