As fabricantes de todo o mundo estão procurando novas maneiras de convencer os clientes que basta deixar a suspensão mais alta e colocar plástico cinza na carroceria para transformar um hatchback em uma máquina off-road. Exemplos não faltam, basta olhar para Chevrolet Onix Activ, Fiat Mobi Way, Ford Ka Freestyle, Hyundai HB20X, Volkswagen CrossFox e tantos outros. E tudo indica que a Toyota irá investir mais nessa onda. Depois do Etios Cross, agora a marca japonesa registra o nome Toyota Corolla Cross na Europa.

O site AutoGuide.com revela que a fabricante entrou com um pedido de patente do Toyota Corolla Cross no European Intellectual Property Organization, entidade que gerencia patentes e marcas para toda a Europa. Claro, sabemos que o registro não significa que ele será produzido. Volta e meia as montadoras registram uma série de nomes e ideias de veículos por questões de proteção da propriedade intelectual. Em outros casos, a empresa até tem planos para lançar o modelo, mas o projeto morre no meio do caminho.

Mais sobre o novo Toyota Corolla

Neste momento, não há qualquer detalhe sobre o Toyota Corolla Cross. Porém, podemos adivinhar como ele será: suspensão elevada, rodas com pneus de uso misto e muito plástico na carroceria. É tudo o que precisa para fazer um aventureiro. Foi o que fizeram com o Yaris Cross lançado na África do Sul. Vamos torcer para que não seja o mesmo que o Etios Cross, que teve mudanças no design de gosto duvidoso. Além das mudanças estéticas e ficar mais alto, o Corolla Cross deve usar o mesmo motor 1.8 e o novo 2.0. As transmissões manual de seis marchas e automática do tipo CVT devem ser mantidas.

Este tipo de veículo é muito popular. Durante anos os modelos da linha Way da Fiat estavam entre os mais vendidos no mix de versões e praticamente todas as marcas com carros compactos apostaram em um aventureiro. E a moda pegou até na Europa e EUA. A Ford lançou o Ka Freestyle por lá e prepara o Focus Active, que será vendido também nos Estados Unidos. Se for mesmo lançado, o Toyota Corolla Cross será uma maneira fácil e rápida para a marca oferecer um aventureiro acima do Yaris enquanto não lança um SUV compacto no nosso mercado e, no exterior, seria a opção mais barata da fabricante com estética off-road.

Fonte: AutoGuide.com

Galeria: Toyota Corolla Hatchback 2019: Primeiras impressões

Envie seu flagra! flagra@motor1.com