A Volkswagen aproveitou a abertura do Salão do Automóvel de Moscou, na Rússia, para anunciar a chegada às concessionárias locais de uma nova versão do SUV Tiguan. Batizada de Offroad, a novidade estreia como opção mais robusta e de visual aventureira do portfólio, trazendo uma série de modificações na comparação com as variantes convencionais. A produção será tocada na fábrica da VW em Kaluga, no coração da chamada Rússia Europeia, e as vendas serão iniciadas em outubro.

Mais sobre a Volkswagen

Entre as principais mudanças, a Volkswagen destaca a adoção de para-choques mais robustos e com ângulos mais adequados à proposta (26º de ataque no caso do dianteiro), rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento escurecido (aro 18 como opcionais), spoiler semelhante ao da versão R-Line, capas do retrovisores pintadas na cor preta e traseira com lanternas em LED. No caso dos faróis, o conjunto de LEDs adaptativos é opcional.

Na cabine, a marca optou por usar materiais mais resistentes ao desgaste na confecção do acabamento, incluindo uma combinação de tecido e fibra sintética, tapetes de borracha com o logotipo "Offroad" (também encontrado nas soleiras das portas) e revestimentos exclusivos nos pedais. A lista de equipamentos é composta por itens como painel digital, sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay, Android Auto e Mirrorlink, câmera de ré, partida sem chave e sistema de estacionamento semiautomático Park Assist.

Volkswagen Tiguan Offroad

Sob o capô, são ao todo 3 opções de motorização: 1.4 TSI de 150 cv, 2.0 TSI de 180 cv e 2.0 TDI de 150 cv. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de 6 ou 7 marchas e dupla embreagem. Em todos os casos a tração é integral 4Motion (item indispensável em algumas regiões da Rússia).

A VW não confirmou se oferecerá o Tiguan Offroad em outros mercados da Europa ou ainda em outros continentes.

Fotos: Divulgação

Galeria: Volkswagen Tiguan Offroad

Envie seu flagra! flagra@motor1.com