Este é o novo Hyundai Elantra 2019. A reestilização da atual geração do sedã médio foi revelada nos Estados Unidos em um evento surpresa e tem um grande significado para o futuro da marca, inclusive aqui no Brasil.

O sedã médio coreano traz novas linhas, muito mais fortes e agressivas do que o modelo anterior e, seguindo seus rivais, fica mais equipado. Entre as novidades disponíveis, está um novo pacote de itens de segurança ativa que inclui sistema de frenagem de emergência e monitor de ponto cego. A má notícia é que não há previsão de chegar ao nosso mercado.

 

Leia também:

A equipe de design da marca coreana não se segurou na hora de definir como seria o novo visual do Hyundai Elantra 2019. Embora os traços das laterais sejam os mesmo, o time de design caprichou na dianteira e traseira. Utilizando alguns elementos utilizados pelo SUV Kona, o novo Elantra ganha uma nova grade que chega até o para-choque, os faróis ficaram maiores e tem um formato triangular com suas pontas encostando em uma pequena linha cromada que atravessa a grade. Os faróis de neblina também são triangulares.

Hyundai Elantra 2019
Hyundai Elantra 2019

Sua traseira foi praticamente toda refeita. Sai o design conservador e entra em cena um desenho composto por lanternas horizontais levemente inclinadas e com linhas de LED que invadem o porta-malas. O spoiler traseiro está mais discreto, o para-choque foi redesenhado para carregar a placa de identificação e a tampa do porta-malas agora conta com o nome do sedã em letras espaçadas.

Por dentro,  o Elantra 2019 passa mais por uma atualização do que uma revolução. O console central recebe leves mudanças, ganhando um carregador sem fio para smartphones, novos controles para o ar-condicionado, novo formato central para o volante, painel de instrumentos redesenhados e detalhes quadriculados para as saídas de ar.

Hyundai Elantra 2019

O nível de equipamentos também melhorou bastante. A central multimídia foi trocada por uma com tela de 8 polegadas com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay integrados, disponível nas versões mais caras, enquanto os modelos de entrada mantêm o sistema com tela de 7 polegadas. Recebe um pacote de segurança com monitor de ponto cego, aviso de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com assistente de permanência e câmera de ré com alerta de tráfego cruzado.

Nos Estados Unidos, o Hyundai Elantra 2019 manteve os motores do modelo anterior, com o 2.0 de 149 cv, 1.4 turbo de 130 cv e 1.6 turbo de 204 cv. O 2.0 pode ser equipado com o câmbio manual ou um automático de 6 marchas, enquanto as demais versões trocam a caixa com conversor de torque pelo automatizado de dupla embreagem e 7 posições.

E no Brasil?

Talvez mais significativo do que o lançamento da versão reestilizada no Brasil, ainda sem data, é a introdução do novo padrão de design da marca. Ele impactará diretamente no visual do novo HB20, nova geração que já aparece em testes na Coreia do Sul. O lançamento do novo modelo de acontecer no segundo semestre de 2019.

Voltando ao Elantra, aqui no Brasil ele é vendido somente com o 2.0 de 167 cv e câmbio automático de 6 marchas. Como nosso mercado é abastecido pela fábrica coreana, o modelo 2019 não deve demorar a desembarcar. No entanto, vale lembrar que a CAOA, empresa que detém o direito de comercialização dos modelos importados da Hyundai, trava uma batalha para manter a sua exclusividade. Enquanto a decisão não for finalizada, a definição de datas paras o próximos lançamentos fica comprometida.

Mas e vocês leitores, o que acharam do novo visual do Elantra? Cairá no bem no HB20?

Fotos: Divulgação

Galeria: Hyundai Elantra 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com