Objetivo é aproximar operações e cortar US$ 25,5 bilhões em custos nos próximos 5 anos

Considerado um dos principais nomes da área de desenvolvimento de produtos da Ford, Hau Thai-Tang anunciou nesta semana em entrevista que a marca colocará em prática nos próximos anos uma nova estratégia para o setor de plataformas. De acordo com o executivo, toda a linha global de veículos passará a ser baseada em apenas 5 diferentes tipos de arquitetura, cada uma com apelo específico para determinado segmento. Na prática, o objetivo é evoluir a atuação do chamado plano One Ford e cortar US$ 25,5 bilhões em custos dentro de 5 anos.

Mais sobre a Ford:

"Estamos baseando nossa estratégia a partir de uma evolução do One Ford", disse Thai-Tang. O executivo explica que apesar de o One Ford ter ajudado a empresa a atingir escala global, ele não conseguiu a escala desejada no nível regional ou local. Concentrar todas as operações em 5 plataformas ajudará a economizar custos e, ao mesmo tempo, aumentará a eficiência da base de fornecedores. "Até 70% do valor de um veículo pode ser gerenciado através de uma abordagem modular", revelou.

Ford SUVs - Novos teasers

A gama de plataformas será então formada pelas seguintes opções: tração traseira/tração nas quatro rodas com carroceria sobre chassi, tração dianteira/tração integral com monobloco, van comercial monobloco, tração traseira/tração integral monobloco e propulsão elétrica monobloco. Veículos como picapes, SUVs, hatchbacks e utilitários comerciais serão todos encaixados nessas arquiteturas.

A marca acredita que pode tornar sua engenharia de 20% a 40% mais eficiente por meio desses novos processos. Além disso, concentrará esforços em projetos considerados "ousados e emotivos". "Vamos reinvestir e alocar capital nessas áreas", prometeu Thai-Tang.

Fonte: Auto News

Ford Conferência - Novos modelos