Agora vai? O Kia Rio apareceu na tabela de consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o que indica que já foi homologado e está pronto para ser lançado no Brasil. O catálogo mostra somente a versão hatchback equipado com motor 1.6 Flex de 128 cv, com as opções de câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas – é o mesmo conjunto que o do Hyundai HB20. Sua apresentação, se não for adiada novamente, deve acontecer em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo.

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Segundo os dados divulgados pelo Inmetro, o Kia Rio 1.6 equipado com câmbio manual faz 7,0 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, passando para 10,2 km/l e 13,8 km/l com gasolina. Já o Rio automático registra 7,2 km/l e 9,3 km/l com o biocombustível, aumentando para 10,5 km/l e 13,4 km/l quando abastecido com gasolina. Como comparação, o HB20 marca até 11,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na versão 1.6 manual.

Kia Rio 2017
Kia Rio 2017

Antiga promessa para o nosso mercado, o Kia Rio está confirmado há anos, mas sempre acabava adiado. O Grupo Gandini, importador oficial da fabricante coreana no Brasil, até tentou trazê-lo para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas um conflito entre a marca e o governo mexicano atrasou o início da operação da nova fábrica no país, consequentemente adiando a produção do hatch. Depois disso, apareceu outro atraso, dessa vez por parte do nosso governo para aprovar o novo regime automotivo Rota 2030.

 

Com os problemas resolvidos, o hatchback finalmente pode chegar ao nosso mercado. O Inmetro adianta que o terá duas versões: LX, a mais barata da linha, e a EX. A tabela não dá detalhes sobre a motorização, mas sabemos que será o 1.6 16V de 128 cv e 16,5 kgfm do HB20. Estará disponível com câmbio manual ou automático de 6 marchas. Outro detalhe peculiar é que, apesar da Kia ter prometido a versão sedã, ela ainda não aparece no Conpet.

Galeria: Kia Rio 2018

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