Após três meses ininterruptos na ponta, o Renegade caiu. Mesmo com alta de 27% em relação a julho de 2017, o Jeep (4.034) foi ultrapassado pelo Hyundai Creta (4.238). O modelo da marca coreana, que não liderava entre os SUVs / crossovers desde de dezembro passado, cresceu mais de 33% e assumiu a ponta.
Único entre os oito primeiros a vender menos do que há um ano, o Honda HR-V (3.444) completou o pódio reagindo após registrar em junho o seu pior resultado em mais de três anos. Após dois meses em quinto, o Nissan Kicks (3.157) subiu uma posição, mesmo com as vendas para PCD temporariamente suspensas pela marca japonesa.
Fechando o top 5, o Ford Ecosport (3.107), com seu segundo melhor resultado em 2018, mais do que dobrou as vendas de 2017. Um dos destaques do mês, o Renault Captur foi o preferido por 2.616 consumidores, seu novo recorde – até então, o melhor desempenho do modelo havia sido conquistado em outubro de 2017 (2.194).
O mês também foi positivo para o veterano Duster (2.534), que não vendia tanto desde novembro de 2016. Somados, os dois representantes da marca francesa emplacaram 5.150 unidades, quase 900 a mais do que o líder Creta. Oitavo, o Chevrolet Tracker (2.430) fechou seis de sete meses em 2018 emplacando mais de duas mil unidades mensais.
Perdendo 25% de seus compradores, o Honda WR-V (1.168) registrou o seu segundo pior desempenho desde o lançamento. Só não perdeu a nona posição porque o Peugeot 2008 (797) não parece ter fôlego para ir além dos atuais resultados. Menção honrosa para o Chery Tiggo (456), que possivelmente registrou seu novo recorde de vendas e abriu boa vantagem sobre os demais coadjuvantes do segmento.
Segmento não para de crescer
A indústria automobilística brasileira vem se recuperando, mas o segmento de SUVs e crossovers parece viver em um mundo paralelo. Observando a tabela abaixo, 9 entre os 10 mais vendidos tiveram crescimento de dois dígitos em relação ao mês anterior. Neste período, o segmento inteiro cresceu 19,52%.
Chama muito mais atenção o crescimento quando observado o crescimento em relação ao ano anterior: expressivos 43,11%. Este aumento na venda dos SUVs repercute diretamente nos outros segmentos, como hatches e sedãs médios e deixa um alerta: montadora que não investir em SUV, perderá muito mercado.
Lista dos SUVs mais vendidos em julho no Brasil
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | JUL/18 | JUN/18 | JUL/17 | % JUL 18 | % JUN 18 | VARIAÇÃO JUL/JUN | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | HYUNDAI CRETA | 24393 | 4238 | 2913 | 3169 | 14,65% | 12,03% | 45,49% | 33,73% |
2º | JEEP RENEGADE | 25468 | 4034 | 3628 | 3176 | 13,94% | 14,99% | 11,19% | 27,02% |
3º | HONDA HR-V | 26593 | 3444 | 3139 | 3511 | 11,90% | 12,97% | 9,72% | -1,91% |
4º | NISSAN KICKS | 24994 | 3157 | 2629 | 2472 | 10,91% | 10,86% | 20,08% | 27,71% |
5º | FORD ECOSPORT | 19095 | 3107 | 2761 | 1464 | 10,74% | 11,41% | 12,53% | 112,23% |
6º | RENAULT CAPTUR | 11959 | 2616 | 2013 | 1103 | 9,04% | 8,32% | 29,96% | 137,17% |
7º | RENAULT DUSTER | 10936 | 2534 | 2016 | 715 | 8,76% | 8,33% | 25,69% | 254,41% |
8º | CHEVROLET TRACKER | 15870 | 2430 | 2014 | 1113 | 8,40% | 8,32% | 20,66% | 118,33% |
9º | HONDA WR-V | 9145 | 1168 | 1310 | 1563 | 4,04% | 5,41% | -10,84% | -25,27% |
10º | PEUGEOT 2008 | 5026 | 797 | 604 | 892 | 2,75% | 2,50% | 31,95% | -10,65% |
11º | CHERY TIGGO | 958 | 456 | 236 | 0 | 1,58% | 0,97% | 93,22% | - |
12º | JAC T40 | 1732 | 230 | 288 | 30 | 0,79% | 1,19% | -20,14% | 666,67% |
13º | SUZUKI VITARA | 1128 | 210 | 165 | 196 | 0,73% | 0,68% | 27,27% | 7,14% |
14º | SUZUKI JIMNY | 1261 | 178 | 159 | 117 | 0,62% | 0,66% | 11,95% | 52,14% |
15º | TROLLER T4 | 887 | 132 | 115 | 139 | 0,46% | 0,48% | 14,78% | -5,04% |
16º | LIFAN X60 | 1090 | 105 | 108 | 215 | 0,36% | 0,45% | -2,78% | -51,16% |
17º | SUZUKI SCROSS | 337 | 59 | 39 | 52 | 0,20% | 0,16% | 51,28% | 13,46% |
18º | JAC T5 | 547 | 33 | 69 | 250 | 0,11% | 0,29% | -52,17% | -86,80% |
19º | KIA SOUL | 47 | 4 | 1 | 39 | 0,01% | 0,00% | 300,00% | -89,74% |
181466 | 28932 | 24207 | 20216 | 100,00% | 100,00% | 19,52% | 43,11% |