Descontinuado em 2013 após uma trajetória comercial mal sucedida, o curioso Aston Martin Cygnet voltou aos holofotes da imprensa nesta semana em plena abertura do Festival de Velocidade de Goodwood. O motivo? Esta versão especialmente preparada pela marca com um extenso pacote de modificações no visual e, principalmente, na mecânica. Ao todo, são mais de 430 cv de potência que garantem fôlego suficiente para superar os 270 km/h de velocidade máxima.

Mais sobre Goodwood:

Lançado em 2011 por meio de uma parceria firmada com a Toyota, o Cygnet surgiu com objetivo de tentar puxar para baixo os índices de emissão de gases da fabricante britânica, sendo uma espécie opção diferenciada para os clientes de esportivos. Tinha motor 1.3 de 87 cv e pecava principalmente pelo preço salgado (na casa das 30.995 libras).

O modelo das fotos, no entanto, vai muito além disso. Para começar, o pequeno motor de 4 cilindros foi substituído por um 4.7 V8 de 430 cv emprestado do Vantage S. Como resultado, a marca garante acenarão de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e máxima de 274 km/h. Para efeito do comparação, o Cygnet de produção acelerava em 11,8 segundos e alcançava no máximo 171 km/h.

2018 Aston Martin Cygnet concept

Outras modificações incluem um novo sistema de tração, agora traseira, chassi revisado, eixo de transmissão encurtado e novo túnel de transmissão. Foram adotados ainda um novo sistema de suspensão, freios mais robustos e rodas de liga leve de 19 polegadas bem mais chamativas que o conjunto original de 16 polegadas. Tanto é que, para acomodá-las, foram projetadas arcos de roda mais robustos feitos de fibra de carbono.  O peso total saltou de 1.000 kg para 1.375 kg, distribuídos uniformemente na proporção 50:50.

Fotos: Divulgação

Galeria: Aston Martin Cygnet V8 Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com