A exemplo de outras grandes montadoras, os planos da BMW para o mercado global de veículos elétricos são pra lá de ambiciosos. Prova disso vem do diretor Oliver Zipse, que em entrevista concedida recentemente à revista norte-americana Car and Driver não hesitou ao estimar de quanto será participação dos modelos verdes nas vendas da marca nos próximos anos. Segundo as metas do executivo, até 2025 de todos os veículos que a BMW entregar no mundo, algo entre 15% e 25% serão de carros eletrificados.

Mais sobre os elétricos:

Para tanto, a marca aposta no lançamento de uma série de modelos elétricos e híbridos plug-in, num total de 20 novidades até meados da próxima década. Todos serão sustentados por uma arquitetura chamada "Fifth Generation", que traz uma série de diferenciais em relação às plataformas desenvolvidas pela concorrência. Entre eles, destaque para a possibilidade de uso não apenas por modelos eletrificados, mas também por carros tradicionais movidos a motores a combustão. 

BMW iX3 concept

Além disso, a base terá apenas duas versões (uma para modelos de tração dianteira e outra para veículos de tração traseira) e capacidade para armazenar as bateria sob o assoalho. Ambas as versões da plataforma, vale lembrar, terão condições de receber sistemas de tração nas quatro rodas.

O primeiro modelo a estrear a novidade será o iNext, cujo lançamento está programado para 2021. Na sequência, serão lançados outros modelos e variantes elétricas com baterias de 60 kWh, 90 kWh ou 120 kWh. Os veículos equipados com esta última bateria terão um alcance de aproximadamente 700 km.

Fonte: Car and Driver

Galeria: BMW i Vision Dynamics

Envie seu flagra! flagra@motor1.com