No geral, o segmento de picapes, tanto pequenas como médias e grandes conseguiram surfar uma boa onda de crescimento no primeiro semestre. No total, foram mais de 150 mil unidades no período. Deste volume, o grande destaque fica para domínio das picapes da Fiat, que juntas emplacaram mais de 58 mil unidades no período.
PICAPES PEQUENAS
A Strada manteve a liderança com ampla folga. A representante da Fiat foi a preferida por 5.474 consumidores, garantindo mais da metade das vendas do segmento. A alta em relação a 2017 foi de expressivos 36%.
A VW Saveiro (3.745), que em maio havia ficado cerca de 1,4 mil unidades atrás da líder, teve uma queda de 10% em relação a maior, mas ainda assim os emplacamentos foram 3% superiores ao mesmo período do ano passado. Em baixa de quase 20% nos últimos doze meses, a Chevrolet Montana (1.163), no entanto, foi a única a crescer nas últimas semanas (+20,6%) graças ao seu melhor desempenho no ano.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/18 | MAI/18 | JUN/17 | % JUN 18 | % MAI 18 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT STRADA | 5474 | 5581 | 4024 | 52,74% | 52,05% | -1,92% | 36,03% |
2º | VW SAVEIRO | 3745 | 4179 | 3633 | 36,08% | 38,97% | -10,39% | 3,08% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 1161 | 963 | 1441 | 11,18% | 8,98% | 20,56% | -19,43% |
|
| 10380 | 10723 | 9098 | 100,00% | 100,00% | -3,20% | 14,09% |
MÉDIAS / GRANDES
À exceção da líder Fiat Toro (5.500), da segunda até a sexta colocação, todas as picapes maiores registraram incremento de vendas em relação a 2017. A vice-líder Chevrolet S10 (3.019), que repetiu a posição de maio, foi quem teve o avanço mais modesto (+0,2%).
A diferença em relação à Toyota Hilux (2.974), no entanto, foi de apenas 45 unidades. Em seu melhor momento em 2018, a Ford Ranger (1.907) retomou a quarta posição perdida para a VW Amarok (1.478) no mês anterior. Novamente em sexto, a Renault Duster Oroch (1.414) foi a campeã de crescimento (+68,5%) graças ao segundo melhor desempenho desde o lançamento, atrás apenas das 1.491 unidades de dezembro de 2015.
Em baixa de pouco mais de 11%, a Mitsubishi L200 (873) se distanciou do pelotão de cima e ficou mais próxima da Nissan Frontier (505), em alta de mais de 50%. Somadas, as cinco picapes restantes que emplacaram pelo menos uma unidade cada totalizaram apenas 86 unidades.
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/18 | MAI/18 | JUN/17 | % JUN 18 | % MAI 18 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT TORO | 5500 | 4983 | 5579 | 30,98% | 30,16% | 10,38% | -1,42% |
2º | CHEVROLET S10 | 3019 | 3020 | 3012 | 17,00% | 18,28% | -0,03% | 0,23% |
3º | TOYOTA HILUX | 2974 | 2967 | 2830 | 16,75% | 17,96% | 0,24% | 5,09% |
4º | FORD RANGER | 1907 | 1453 | 1395 | 10,74% | 8,80% | 31,25% | 36,70% |
5º | VW AMAROK | 1478 | 1495 | 1260 | 8,32% | 9,05% | -1,14% | 17,30% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 1414 | 1014 | 839 | 7,96% | 6,14% | 39,45% | 68,53% |
7º | MITSUBISHI L200 | 873 | 988 | 988 | 4,92% | 5,98% | -11,64% | -11,64% |
8º | NISSAN FRONTIER | 505 | 522 | 333 | 2,84% | 3,16% | -3,26% | 51,65% |
9º | RAM 2500 | 79 | 70 | 62 | 0,44% | 0,42% | 12,86% | 27,42% |
10º | LIFAN FOISON | 4 | 6 | 40 | 0,02% | 0,04% | -33,33% | -90,00% |
11º | EFFA START PICK UP | 1 | 0 | 1 | 0,01% | 0,00% | - | 0,00% |
12º | FORD F150 / F250 | 1 | 2 | 2 | 0,01% | 0,01% | -50,00% | -50,00% |
13º | RELY PICK-UP | 1 | 0 | 1 | 0,01% | 0,00% | - | 0,00% |
|
| 17756 | 16520 | 16342 | 100,00% | 100,00% | 7,48% | 8,65% |
NO 1º SEMESTRE
Entre as picapes menores, a Strada (32.512) abriu enorme vantagem sobre a Saveiro (22.196) após uma disputa definida por pouco mais de 4 mil unidades há um ano. Única do trio a perder espaço (5.205), a Montana vendeu seis vezes menos do que a líder.
Picapes Pequenas | ||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | TOTAL 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 |
1º | FIAT STRADA | 32512 | 24026 | 35,32% |
2º | VW SAVEIRO | 22196 | 20022 | 10,86% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 5205 | 6322 | -17,67% |
|
| 59913 | 50370 | 18,95% |
Na faixa superior, os nove modelos mais vendidos registraram números melhores do que os de 2017. A Toro (26.062) continuou na ponta, mas a diferença em relação à Hilux (17.442) caiu levemente. Novamente no pódio, a S10 (15.486) cresceu mais do que as líderes (+12,2%).
A Ranger (8.532) se manteve em quarto, mas a Amarok (7.959), que cresceu quase 70% no período impulsionada pela versão V6, ficou a menos de 600 unidades da Ford. Quem mais evoluiu foi a Frontier (3.441), cujas vendas saltaram mais de 80%. Insuficiente, no entanto, para tirá-la da oitava posição.
Picapes Médias / Grandes | ||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | TOTAL 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 |
1º | FIAT TORO | 26062 | 24686 | 5,57% |
2º | TOYOTA HILUX | 17442 | 15895 | 9,73% |
3º | CHEVROLET S10 | 15486 | 13798 | 12,23% |
4º | FORD RANGER | 8532 | 6806 | 25,36% |
5º | VW AMAROK | 7959 | 4701 | 69,30% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 6459 | 5466 | 18,17% |
7º | MITSUBISHI L200 | 5275 | 4863 | 8,47% |
8º | NISSAN FRONTIER | 3441 | 1864 | 84,60% |
9º | RAM 2500 | 252 | 234 | 7,69% |
10º | LIFAN FOISON | 71 | 192 | -63,02% |
11º | FORD F150 / F250 | 8 | 6 | 33,33% |
12º | RELY PICK-UP | 8 | 19 | -57,89% |
13º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 3 | -33,33% |
14º | HAFEI RUIYI | 2 | 19 | -89,47% |
15º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 0 | - |
16º | EFFA START PICK UP | 1 | 6 | -83,33% |
|
| 91001 | 78558 | 15,84% |
Fonte: Fenabrave