No geral, o segmento de picapes, tanto pequenas como médias e grandes conseguiram surfar uma boa onda de crescimento no primeiro semestre. No total, foram mais de 150 mil unidades no período. Deste volume, o grande destaque fica para domínio das picapes da Fiat, que juntas emplacaram mais de 58 mil unidades no período.

 

PICAPES PEQUENAS

A Strada manteve a liderança com ampla folga. A representante da Fiat foi a preferida por 5.474 consumidores, garantindo mais da metade das vendas do segmento. A alta em relação a 2017 foi de expressivos 36%.

A VW Saveiro (3.745), que em maio havia ficado cerca de 1,4 mil unidades atrás da líder, teve uma queda de 10% em relação a maior, mas ainda assim os emplacamentos foram 3% superiores ao mesmo período do ano passado. Em baixa de quase 20% nos últimos doze meses, a Chevrolet Montana (1.163), no entanto, foi a única a crescer nas últimas semanas (+20,6%) graças ao seu melhor desempenho no ano.

fiat-strada-05

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

JUN/18

MAI/18

JUN/17

% JUN 18

% MAI 18

VARIAÇÃO JUN/MAI

VARIAÇÃO 2018/2017

FIAT STRADA

5474

5581

4024

52,74%

52,05%

-1,92%

36,03%

VW SAVEIRO

3745

4179

3633

36,08%

38,97%

-10,39%

3,08%

CHEVROLET MONTANA

1161

963

1441

11,18%

8,98%

20,56%

-19,43%

 

 

10380

10723

9098

100,00%

100,00%

-3,20%

14,09%

Leia também:

MÉDIAS / GRANDES

À exceção da líder Fiat Toro (5.500), da segunda até a sexta colocação, todas as picapes maiores registraram incremento de vendas em relação a 2017. A vice-líder Chevrolet S10 (3.019), que repetiu a posição de maio, foi quem teve o avanço mais modesto (+0,2%).

A diferença em relação à Toyota Hilux (2.974), no entanto, foi de apenas 45 unidades. Em seu melhor momento em 2018, a Ford Ranger (1.907) retomou a quarta posição perdida para a VW Amarok (1.478) no mês anterior. Novamente em sexto, a Renault Duster Oroch (1.414) foi a campeã de crescimento (+68,5%) graças ao segundo melhor desempenho desde o lançamento, atrás apenas das 1.491 unidades de dezembro de 2015.

Renault Duster Oroch

Em baixa de pouco mais de 11%, a Mitsubishi L200 (873) se distanciou do pelotão de cima e ficou mais próxima da Nissan Frontier (505), em alta de mais de 50%. Somadas, as cinco picapes restantes que emplacaram pelo menos uma unidade cada totalizaram apenas 86 unidades.

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

JUN/18

MAI/18

JUN/17

% JUN 18

% MAI 18

VARIAÇÃO JUN/MAI

VARIAÇÃO 2018/2017

FIAT TORO

5500

4983

5579

30,98%

30,16%

10,38%

-1,42%

CHEVROLET S10

3019

3020

3012

17,00%

18,28%

-0,03%

0,23%

TOYOTA HILUX

2974

2967

2830

16,75%

17,96%

0,24%

5,09%

FORD RANGER

1907

1453

1395

10,74%

8,80%

31,25%

36,70%

VW AMAROK

1478

1495

1260

8,32%

9,05%

-1,14%

17,30%

RENAULT DUSTER OROCH

1414

1014

839

7,96%

6,14%

39,45%

68,53%

MITSUBISHI L200

873

988

988

4,92%

5,98%

-11,64%

-11,64%

NISSAN FRONTIER

505

522

333

2,84%

3,16%

-3,26%

51,65%

RAM 2500

79

70

62

0,44%

0,42%

12,86%

27,42%

10º

LIFAN FOISON

4

6

40

0,02%

0,04%

-33,33%

-90,00%

11º

EFFA START PICK UP

1

0

1

0,01%

0,00%

-

0,00%

12º

FORD F150 / F250

1

2

2

0,01%

0,01%

-50,00%

-50,00%

13º

RELY PICK-UP

1

0

1

0,01%

0,00%

-

0,00%

 

 

17756

16520

16342

100,00%

100,00%

7,48%

8,65%

NO 1º SEMESTRE

Entre as picapes menores, a Strada (32.512) abriu enorme vantagem sobre a Saveiro (22.196) após uma disputa definida por pouco mais de 4 mil unidades há um ano. Única do trio a perder espaço (5.205), a Montana vendeu seis vezes menos do que a líder.

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

TOTAL 2018

TOTAL 2017

% VARIAÇÃO 18/17

FIAT STRADA

32512

24026

35,32%

VW SAVEIRO

22196

20022

10,86%

CHEVROLET MONTANA

5205

6322

-17,67%

 

 

59913

50370

18,95%

Na faixa superior, os nove modelos mais vendidos registraram números melhores do que os de 2017. A Toro (26.062) continuou na ponta, mas a diferença em relação à Hilux (17.442) caiu levemente. Novamente no pódio, a S10 (15.486) cresceu mais do que as líderes (+12,2%).

A Ranger (8.532) se manteve em quarto, mas a Amarok (7.959), que cresceu quase 70% no período impulsionada pela versão V6, ficou a menos de 600 unidades da Ford. Quem mais evoluiu foi a Frontier (3.441), cujas vendas saltaram mais de 80%. Insuficiente, no entanto, para tirá-la da oitava posição.

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

TOTAL 2018

TOTAL 2017

% VARIAÇÃO 18/17

FIAT TORO

26062

24686

5,57%

TOYOTA HILUX

17442

15895

9,73%

CHEVROLET S10

15486

13798

12,23%

FORD RANGER

8532

6806

25,36%

VW AMAROK

7959

4701

69,30%

RENAULT DUSTER OROCH

6459

5466

18,17%

MITSUBISHI L200

5275

4863

8,47%

NISSAN FRONTIER

3441

1864

84,60%

RAM 2500

252

234

7,69%

10º

LIFAN FOISON

71

192

-63,02%

11º

FORD F150 / F250

8

6

33,33%

12º

RELY PICK-UP

8

19

-57,89%

13º

AGRALE MARRUÁ

2

3

-33,33%

14º

HAFEI RUIYI

2

19

-89,47%

15º

CHEVROLET SILVERADO

1

0

-

16º

EFFA START PICK UP

1

6

-83,33%

 

 

91001

78558

15,84%

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com