Com consumo médio de 55 km/l, chega primeiro ao Japão

Apresentado no Salão de Tóquio (Japão) do ano passado, o Honda PCX Hybrid ganhou data de lançamento no oriente. Será vendido a partir de setembro, combinando o motor de 125 cc e 12 cv a um elétrico de 0,48 cv, prometendo subir seu rendimento para 55 km/l. Custará 432 mil ienes, que na cotação atual seria o equivalente a R$ 14.900.

Honda PCX Hybrid
Honda PCX Hybrid
 

O funcionamento é bem simples. O Honda PCX Hybrid é equipado com uma bateria de íon-lítio de 48V e um motor de 0,36 kW, além do já conhecido sistema start-stop. O motor elétrico pode ser usado por até quatro segundos, a uma velocidade de até 60 km/h. Dependendo do quanto o piloto pisa no acelerador, o motor elétrico entra em ação e joga todo o seu torque para as rodas durante três segundos, aliviando o esforço do motor a combustão nestes momentos. As baterias são recarregadas através de recuperação da energia cinética nas frenagens.

Isso torna o scooter ainda mais indicado como solução de mobilidade urbana. Em nosso teste, o PCX a combustão registrou média de 43,3 km/l, valor muito chamativo. Ao adotar o sistema híbrido, o scooter passa para 55 km/l – o PCX tem tanque de 8 litros.

Tirando isso, o PCX Hybrid é igual à versão PCX 125, trazendo o design reestilizado, que já apareceu em imagens de registro no Brasil. Ganha novo farol com setas integradas e escudo frontal redesenhado. O quadro foi alterado, trocando a posição dos amortecedores traseiros e com novas molas. Revelamos todos os detalhes do PCX reestilizado há pouco tempo, junto com as imagens de registro.

Mais novidades do Honda PCX:

Além da variante híbrida, o Honda PCX também teve uma versão totalmente elétrica apresentada, ainda em forma conceitual. Ela deve ser produzida de olho no mercado indiano, já que o governo local estuda exigir que todas as motos vendidas no país a partir de 2030 sejam somente elétricas.

Fotos: divulgação

Honda PCX elétrico e híbrido