Ele custa mais que o Corolla XEi, mas é mais equipado e barato de manter
É acima dos R$ 100 mil que acontece o encontro das versões mais vendidas de Corolla e Civic, os principais sedãs médios do país. Nesta faixa também há diversos SUVs, incluindo um com motor a diesel e tração integral, além de picapes e uma perua de porte médio. Vamos aos vencedores:

1) Honda Civic EXL: R$ 107.990
Revisões: R$ 1.279,00
Desvalorização: 5,6%
Seguro: R$ 4.630,00
Cesta de peças: R$ 4.664,90
Na eterna briga contra o arquirrival Corolla, o Civic leva a melhor desta vez. Primeiro, se mostrou um carro superior no último comparativo entre os dois aqui no Motor1.com, com destaque para a dinâmica apurada. Segundo porque é mais equipado, trazendo tela TFT de 7" colorida no quadro de instrumentos, ar-condicionado de duas zonas e sensores de estacionamento na dianteira e traseira, entre outros itens. Terceiro porque o Honda é mais barato de manter. Ele custa um pouco mais na hora da compra, mas tem as revisões e o seguro mais em conta, além de desvalorizar menos. Não tem o motor 1.5 turbo da versão Touring, mas o 2.0 aspirado (155 cv e 19,5 kgfm) dá conta do recado em conjunto com câmbio CVT que simula 7 marchas no modo manual.

2) Toyota Corolla XEi: R$ 105.990
Revisões: R$ 1.334,04
Desvalorização: 7,8%
Seguro: R$ 5.340,00
Cesta de peças: R$ 3.731,73
Sedã médio mais vendido do país, com ampla vantagem, o Corolla também é um bom negócio. É confortável, anda bem com o motor 2.0 (154 cv e 20,7 kgfm) ligado ao câmbio CVT e tem fama de inquebrável que lhe garante liquidez e facilidade de revenda no mercado de usados. Perde do Civic EXL por ser menos equipado (embora tenha como destaque os 7 airbags e a TV digital), ter o seguro mais caro e desvalorizar um pouco mais. Mas a cesta de peças é significativamente mais barata que a do Honda.

3) Jeep Renegade Longitude 4x4: R$ 118.490
Revisões: R$ 823,00 (a cada 20 mil km, trocas de óleo a cada 10 mil km)
Desvalorização: 8,1%
Seguro: R$ 5.340,00
Cesta de peças: R$ 2.500,33
No meio do mar de SUVs urbanos que invadiu nosso mercado, o Renegade se destaca nesta versão por vir com motor 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm) e câmbio automático de 9 marchas (sendo a primeira reduzida) com tração 4x4. Ou seja, tem a economia e autonomia do diesel aliada a um bom desempenho na estrada - e fora dela. Esta configuração intermediária Longitude vem com rodas aro 18", ar digital de duas zonas, rack no teto e multimídia com comandos por voz. O seguro é caro, mas a cesta de peças é barata e as revisões ocorrem somente a cada 20 mil km (com uma troca de óleo - 10 mil km - entre elas).

Picape - Fiat Toro 2.4 Volcano: R$ 115.690
Revisões: R$ 1.884,00
Desvalorização: 8,4%
Seguro: R$ 5.220,00
Cesta de peças: R$ 5.588,01
Se a Toro 1.8 deixa a desejar no desempenho e a 2.0 turbodiesel é cara (a partir de R$ 131.590), a versão Volcano 2.4 (186 cv e 24,9 kgfm) oferece performance adequada por menos de R$ 120 mil. Tem o mesmo câmbio automático de 9 marchas das versões a diesel, mas apenas com tração dianteira e capacidade para 650 kg de carga. Vem com barras no teto, capota marítima, ar digital de duas zonas, multimídia de 5" com GPS, rodas aro 17" e sensores de chuva e iluminação, entre outros itens. O seguro e a cesta de peças são caros, mas as revisões estão dentro do esperado e a desvalorização é baixa.
Dica: VW Golf Variant Comfortline: R$ 102.990
Diferentemente do hatch feito no Brasil, a perua Golf Variant importada do México tem motor 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) também na versão de entrada Comfortline (só disponível com motor 1.0 TSI no hatch). Por R$ 103 mil, a Variant está praticamente sozinha como opção de perua média, entregando ótimo espaço interno e porta-malas (605 litros), além da dirigibilidade afiada (melhor que a dos SUVs). Como no hatch, as três primeiras revisões são grátis, mas a cesta de peças é salgada (R$ 7.731,85).

Carros participantes desta categoria:
Audi A1 Attraction | |
Chevrolet Cruze LTZ | |
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ | |
Chevrolet S10 CD 2.5 LT AT | |
Citroën C4 Lounge Shine | |
Fiat Toro Freedom 1.8 | |
Fiat Toro 2.4 Volcano | |
Ford EcoSport Storm 4x4 | |
Ford Focus Titanium Plus | |
Ford Focus Fastback Titanium Plus | |
Ford Ranger CD XLS Flex MT | |
Honda Civic EXL | |
Honda HR-V EXL | |
Honda HR-V Touring | |
Hyundai Creta Prestige | |
Hyundai Elantra top | |
Jeep Compass Sport | |
Jeep Compass Longitude | |
Jeep Renegade Longitude diesel | |
Jeep Renegade Night Eagle | |
Kia Sportage LX | |
Nissan Sentra 2.0 SL | |
Subaru XV | |
Suzuki Vitara turbo | |
Suzuki Scross 4x4 | |
Toyota Corolla XEi | |
Toyota Corolla XRS | |
Toyota Corolla Altis | |
VW Amarok S | |
VW Golf Highline | |
VW Jetta Highline | |
VW Golf Variant Comfortline/Highline |