Ele custa mais que o Corolla XEi, mas é mais equipado e barato de manter

É acima dos R$ 100 mil que acontece o encontro das versões mais vendidas de Corolla e Civic, os principais sedãs médios do país. Nesta faixa também há diversos SUVs, incluindo um com motor a diesel e tração integral, além de picapes e uma perua de porte médio. Vamos aos vencedores:  

Veja o regulamento:

Comparativo Corolla x Civic

1) Honda Civic EXL: R$ 107.990

Revisões: R$ 1.279,00

Desvalorização: 5,6%

Seguro: R$ 4.630,00

Cesta de peças: R$ 4.664,90

Na eterna briga contra o arquirrival Corolla, o Civic leva a melhor desta vez. Primeiro, se mostrou um carro superior no último comparativo entre os dois aqui no Motor1.com, com destaque para a dinâmica apurada. Segundo porque é mais equipado, trazendo tela TFT de 7" colorida no quadro de instrumentos, ar-condicionado de duas zonas e sensores de estacionamento na dianteira e traseira, entre outros itens. Terceiro porque o Honda é mais barato de manter. Ele custa um pouco mais na hora da compra, mas tem as revisões e o seguro mais em conta, além de desvalorizar menos. Não tem o motor 1.5 turbo da versão Touring, mas o 2.0 aspirado (155 cv e 19,5 kgfm) dá conta do recado em conjunto com câmbio CVT que simula 7 marchas no modo manual.   

Corolla XEi

2) Toyota Corolla XEi: R$ 105.990

Revisões: R$ 1.334,04

Desvalorização: 7,8%

Seguro: R$ 5.340,00

Cesta de peças: R$ 3.731,73

Sedã médio mais vendido do país, com ampla vantagem, o Corolla também é um bom negócio. É confortável, anda bem com o motor 2.0 (154 cv e 20,7 kgfm) ligado ao câmbio CVT e tem fama de inquebrável que lhe garante liquidez e facilidade de revenda no mercado de usados. Perde do Civic EXL por ser menos equipado (embora tenha como destaque os 7 airbags e a TV digital), ter o seguro mais caro e desvalorizar um pouco mais. Mas a cesta de peças é significativamente mais barata que a do Honda. 

 

Jeep Renegade Longitude

3) Jeep Renegade Longitude 4x4: R$ 118.490

Revisões: R$ 823,00 (a cada 20 mil km, trocas de óleo a cada 10 mil km)

Desvalorização: 8,1%

Seguro: R$ 5.340,00

Cesta de peças: R$ 2.500,33

No meio do mar de SUVs urbanos que invadiu nosso mercado, o Renegade se destaca nesta versão por vir com motor 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm) e câmbio automático de 9 marchas (sendo a primeira reduzida) com tração 4x4. Ou seja, tem a economia e autonomia do diesel aliada a um bom desempenho na estrada - e fora dela. Esta configuração intermediária Longitude vem com rodas aro 18", ar digital de duas zonas, rack no teto e multimídia com comandos por voz. O seguro é caro, mas a cesta de peças é barata e as revisões ocorrem somente a cada 20 mil km (com uma troca de óleo - 10 mil km - entre elas). 

 

Fiat Toro 2.4

Picape - Fiat Toro 2.4 Volcano: R$ 115.690

Revisões: R$ 1.884,00

Desvalorização: 8,4%

Seguro: R$ 5.220,00

Cesta de peças: R$ 5.588,01

Se a Toro 1.8 deixa a desejar no desempenho e a 2.0 turbodiesel é cara (a partir de R$ 131.590), a versão Volcano 2.4 (186 cv e 24,9 kgfm) oferece performance adequada por menos de R$ 120 mil. Tem o mesmo câmbio automático de 9 marchas das versões a diesel, mas apenas com tração dianteira e capacidade para 650 kg de carga. Vem com barras no teto, capota marítima, ar digital de duas zonas, multimídia de 5" com GPS, rodas aro 17" e sensores de chuva e iluminação, entre outros itens. O seguro e a cesta de peças são caros, mas as revisões estão dentro do esperado e a desvalorização é baixa.   

 

Dica: VW Golf Variant Comfortline: R$ 102.990

Diferentemente do hatch feito no Brasil, a perua Golf Variant importada do México tem motor 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) também na versão de entrada Comfortline (só disponível com motor 1.0 TSI no hatch). Por R$ 103 mil, a Variant está praticamente sozinha como opção de perua média, entregando ótimo espaço interno e porta-malas (605 litros), além da dirigibilidade afiada (melhor que a dos SUVs). Como no hatch, as três primeiras revisões são grátis, mas a cesta de peças é salgada (R$ 7.731,85).  

Golf Variant Comfortline

 

Categorias anteriores:

 

Carros participantes desta categoria:  

Audi A1 Attraction  
Chevrolet Cruze LTZ  
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ  
Chevrolet S10 CD 2.5 LT AT  
Citroën C4 Lounge Shine  
Fiat Toro Freedom 1.8  
Fiat Toro 2.4 Volcano  
Ford EcoSport Storm 4x4  
Ford Focus Titanium Plus  
Ford Focus Fastback Titanium Plus  
Ford Ranger CD XLS Flex MT  
Honda Civic EXL  
Honda HR-V EXL  
Honda HR-V Touring  
Hyundai Creta Prestige  
Hyundai Elantra top  
Jeep Compass Sport  
Jeep Compass Longitude  
Jeep Renegade Longitude diesel  
Jeep Renegade Night Eagle  
Kia Sportage LX  
Nissan Sentra 2.0 SL  
Subaru XV  
Suzuki Vitara turbo  
Suzuki Scross 4x4  
Toyota Corolla XEi  
Toyota Corolla XRS  
Toyota Corolla Altis  
VW Amarok S  
VW Golf Highline  
VW Jetta Highline  
VW Golf Variant Comfortline/Highline