Versão super preparada da picape acumula grandes chances de chegar ao Brasil

Revelada ao mundo desde o início do ano, quando estreou em alguns mercados da Ásia, a endiabrada versão Raptor da Ford Ranger finalmente começou a ser produzida em série nesta semana na Tailândia. Herdeira do sobrenome consagrado usado há anos pela grandalhona F-150 na América do Norte, a camionete se diferencia das demais variantes pela agressividade extra presente no visual e pelo conjunto mecânico único, formado pela união de um motor 2.0 turbodiesel com um câmbio automático de 10 marchas.

 

Mais sobre a Ranger Raptor:

Fruto de um trabalho conjunto tocado por engenheiros dos Estados Unidos, Austrália e Tailândia, a Ranger Raptor traz nível de preparação superior ao de qualquer outra Ranger. Entre outros destaques, usa suspensão Fox feita sob medida, com curso longo e amortecedor coilover Watts Link na traseira, além de rodas exclusivas de 17 polegadas calçadas por pneus BF Goodrich All-Terrain, proteção inferior adicional e o apimentado modo de condução Baja - sistema emprestado da F-150 Raptor que trava a transmissão no modo de tração 4x4, reduz a atuação do sistema de estabilidade e aumenta a resposta do acelerador.

2019 Ford Ranger Raptor

Além disso, tem sob o capô um motor 2.0 diesel de quatro cilindros equipado com dois turbos que gera 213 cv e 51 kgfm de torque. Os números não são os mais robustos do segmento (a Amarok 3.0 V6, por exemplo, rende 224 cv e a Mercedes-Benz Classe X 350d V6 entrega 258 cv), mas prometem desempenho acima da média. Toda a força é enviada para as quatro rodas através do novo câmbio automático de 10 marchas, desenvolvido em uma parceria da Ford com a General Motors. 

Em outros mercados, como Estados Unidos, a expectativa fica para a adoção de motores a gasolina, provavelmente o 2.3 turbo de 310 já usado pela versão local ou ainda um V6 de litragem superior. No Brasil, onde o lançamento é bastante cogitado, fontes internas adiantam que a Ford poderá adotar uma versão mais potente do atual motor 3.2 turbodiesel de 5 cilindros, que por enquanto rende 200 cv.

Fotos: Divulgação

Galeria: Ford Ranger Raptor 2019