No começo desta semana, a Volkswagen começou a campanha de divulgação do T-Cross, seu primeiro SUV compacto que será revelado até o fim do ano. Aproveitando que a empresa divulgou uma série de esboços de design do modelo, aproveitamos para atualizar nossa projeção e mostrar como deve ficar a versão de produção. A apresentação para o Brasil será no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, lembrando que o carro nacional será maior do que o global.

A Volkswagen atualizou sua identidade de design para SUVs no começo do ano, quando revelou a nova geração do Touareg, e agora esperamos que o T-Cross busque um pouco de inspiração nele. As semelhanças mais óbvias entre os dois modelos estão na frente, com a grade que se une aos faróis e o formato do para-choque, mas claro que não será tão refinado quanto o modelo maior. Nos atrevemos a dizer que o T-Cross pode ficar ainda mais bacana, graças à sua traseira, com uma barra de LED que atravessa toda a tampa do porta-malas, da mesma forma que no Porsche Cayenne.

Saiba mais sobre o VW T-Cross:

Até onde sabemos, o T-Cross manterá o interior muito semelhante ao utilizado na dupla Polo e Virtus, embora possa ter um acabamento um pouco mais caprichado por conta das exigências do segmento. A Volkswagen promete que será bem espaçoso, principalmente na versão nacional. Isso porque o modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) terá o entre-eixos do Virtus (2,65 m), enquanto o T-Cross global usará o entre-eixos do Polo (2,56). Isso explica as portas traseiras mais longas nos protótipos do carro brasileiro, onde o T-Cross vai encarar desde o Nissan Kicks até o Honda HR-V, passando pelo Jeep Renegade. 

A apresentação oficial do Volkswagen T-Cross acontecerá até setembro na Europa. Depois disso, veremos a versão nacional no Salão de São Paulo, em novembro. Porém, a espera para comprá-lo ainda será mais longa, pois o início da produção no Paraná está programada para janeiro de 2019, desembarcando nas concessionárias nos meses seguintes. A VW ainda tem planos de um crossover abaixo dele para o Brasil, que seria um Polo aventureiro. Na Europa, também há rumores sobre o T-Track, a versão de produção do antigo conceito Taigun e que ficaria abaixo do T-Cross, ainda sem data de estreia.

Projeção: Motor1.com

Galeria: Volkswagen T-Cross - Projeção atualizada

Envie seu flagra! flagra@motor1.com