Após o vazamento das fotos de divulgação, agora a Audi mostra de forma oficial a segunda geração do Audi A1 Sportback. E o novo hatch ficou adorável. A marca destaca que o carro é "a companhia ideal para um estilo de vida urbano" e considera que ele ficou maior e mais robusto, com 4,03 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,41 m de altura. São basicamente as mesmas dimensões do VW Polo, do qual ele aproveita a plataforma MQB-A0, porém, com uma carroceria mais estilosa e um nível mais avançado de tecnologia embarcada.

 

Em relação ao primeiro A1, fica claro como o novo hatch ganhou corpo e personalidade. Destaca-se pela grade dianteira trapezoidal em relevo, enquanto a coluna C larga lembra o SUV Q2 e o teto em cor preta confere esportividade. Para ficar mais agressivo, o pacote S Line traz entradas de ar maiores no para-choque e três pequenas aberturas sob a linha do capô, além de um spoiler traseiro mais protuberante.

2019 Audi A1 Sportback
2019 Audi A1 Sportback
2019 Audi A1 Sportback
2019 Audi A1 Sportback

As rodas também possuem estilo agressivo, e estão disponíveis em aros 15, 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. O teto em cor diferente (preto ou cinza) é parte do pacote S-Line. Junto com o maior espaço interno, o porta-malas foi ampliado em 65 litros, chegando a 335 litros. Rebater o banco traseiro libera um volume para 1.090 litros de bagagens.

A força vem de uma gama de motores turbo, sendo a versão de entrada com o 1.0 TFSI de 3 cilindros (em configurações de 95 cv e 115 cv), a intermediária com o 1.5 TFSI de 150 cv e a de topo com o 2.0 TFSI de 200 cv (mesmo do Polo GTI). O modelo tricilíndrico pode vir com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado S-tronic de dupla embreagem e 7 marchas, sendo que o 1.5 e o 2.0 vêm equipado exclusivamente com o S-tronic.

Interessante é que a Audi não vai oferecer motores a diesel para o novo A1, em sintonia com a queda de demanda por esse tipo de propulsor no mercado europeu.

2019 Audi A1 Sportback
2019 Audi A1 Sportback
2019 Audi A1 Sportback

Performance à parte, o novo A1 é um compacto high-tech. Ele troca a central multimídia tipo tablet do antigo modelo pela nova MMI Touch de 8,8" integrada ao painel, além de adotar o cluster digital Audi Vitual Cockpit. Como opcional, é possível optar por uma multimídia ainda maior, com tela de 10,1" e interface semelhante a do Audi A8. Já em termos de itens de segurança, oferece alerta de saída de faixa, aviso de pré-colisão, frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo.

Estreia na Europa acontecerá no Salão de Paris, em outubro, com possível mostra no Salão de São Paulo em novembro, para vendas em 2019.

Fotos: divulgação

Galeria: Audi A1 Sportback 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com