O presidente norte-americano Donald Trump estaria planejando impedir a importação de carros feitos na Alemanha, revelando essa intenção para líderes de outras nações. A revista alemã Wirtschaftswoche publicou um artigo dizendo que Trump disse ao presidente da França, Emmanuel Macron, durante uma visita à Washington D.C. em abril, que quer banir os carros alemães importados dos EUA. A publicação cita diversos diplomatas, sem citar nomes, tanto do governo dos EUA quanto de países da Europa.

A Alemanha é o país que mais exporta carros de toda a União Europeia. A nação enviou 657 mil veículos para os Estados Unidos em 2017, de acordo com o Automotive News, citando dados divulgados pela associação da indústria automotiva alemã.

Leia também:

Considerando as declarações que o presidente Trump deu no passado, não podemos considerar que seja apenas uma ameaça. "Os alemães são muito ruins. Veja os milhões de carros que eles vendem nos Estados Unidos. Terrível. Temos que parar isso", disse o Trump no ano passado. Depois de eleito mas antes de assumir o cargo, o político disse que iria colocar um imposto de 35% sobre todos os carros alemães vendidos nos EUA.

No entanto, é difícil imaginar como Trump iria implementar essa política, já que as marcas alemãs tem fábricas em vários lugares do mundo. Por exemplo, a Mercedes-Benz produz o novo Classe G no complexo de Magna-Steyr na Áustria e o futuro SUV elétrico Audi E-Tron Quattro será feito na Bélgica. Além disso, algumas delas já tem fábricas nos Estados Unidos, como é o caso da BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen. As montadoras alemãs produziram 804 mil veículos nos EUA ao longo de 2017, segundo o Automotive News.

 

O presidente Trump também parece um pouco hipócrita por querer banir os carros alemães do país. Antes de ser eleito, diversas notícias falavam sobre ele possuir vários carros da Mercedes e existem fotos de dirigindo um Rolls-Royce - um produto da BMW.

Fonte: Wirtschaftswoche, Automotive News 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com