Citroën C4 Cactus terá motor 1.6 turbo e foco em segurança
Produzido em Porto Real (RJ), SUV compacto estreia no segundo semestre
A Citroën divulga mais alguns detalhes do C4 Cactus, SUV compacto que será produzido em Porto Real (RJ) e que estreia no segundo semestre deste ano. O crossover terá o motor 1.6 THP de 173 cv na versão topo de linha, como indicado por Motor1.com nas primeiras imagens oficiais divulgadas pela fabricante. Além disso, terá equipamentos de segurança como frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e alerta de atenção ao condutor.
Para diferenciar-se não só dos outros SUVs compactos como também do Peugeot 2008, seu companheiro de plataforma, o Citroën C4 Cactus se apoiará em dois pilares. Um deles é o design, seguindo a identidade visual da marca francesa, com linhas mais modernas e bem diferentes. Tem luzes diurnas em LED ao lado das grades e com os faróis posicionados logo abaixo.
O segundo ponto do C4 Cactus será sua segurança, vindo com um pacote de equipamentos chamado Advanced Driver Assistance System, que inclui frenagem automática de emergência e alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor e alerta de pausa. O sistema percebe se o motorista está perdendo a concentração e avisa que é melhor fazer uma pausa após dirigir por duas horas a velocidades acima de 70 km/h.
Até agora, a Citroën confirma somente o motor 1.6 16V THP para o C4 Cactus. Assim como nos demais carros do Grupo PSA, gera 173 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.750 rpm. Diferente do 2008, a PSA conseguiu instalar o câmbio automático de 6 marchas nesta plataforma com o motor THP. A expectativa é que tenha uma versão mais barata com o 1.6 aspirado de 122 cv a 5.800 rpm e 16,4 kgfm a 4.000 rpm, com transmissão manual de 5 marchas ou automática de 6 posições.
Apesar de já ter o mesmo design que a versão reestilizada, o C4 Cactus nacional será diferente do europeu. Terá janelas traseiras convencionais, ao invés do tipo basculante. As colunas são pintadas nas cores da carroceria e só o teto terá outra cor, para criar um efeito de “teto flutuante”. Assim como o modelo europeu, não terá os airbumps na lateral – peças de borracha que protegiam o carro de batidas de portas. Outra novidade será o uso do painel digital semelhante ao do C4 Lounge reestilizado.
Fotos: Divulgação
Galeria: Citroën C4 Cactus BR - Primeiras imagens
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carlos Tavares comenta saída pacífica da Stellantis e defende legado
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia
Nissan faz reformulação interna e contrata ex-Jeep para sair da crise
BYD atinge 70.000 carros entregues no Brasil em 2024 com Song Pro GS
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi