Revelado no início de maio por fotos, o Volkswagen Golf GTI TCR aparece pela primeira vez ao público durante a etapa do campeonato TCR Europe Series em Zandvoort (Países Baixos). O conceito foi feito com base nos modelos usados pela competição. Essa versão é a mais rápida do Golf GTI já feita, chegando a 264 km/h, embora seja menos potente do que o Golf Clubsport. A intenção da fabricante é começar a produzi-lo até o final de 2018.

Leia também:

 

“No momento, o Golf GTI TCR concept – uma versão derivada do automobilismo – é um estudo. Mas, no final do ano, queremos tornar essa visão do GTI em realidade”, explicou Jürgen Stackmann, membro da diretoria da Volkswagen durante o encontro GTI em Wörthersee (Austria).

 

Ostentando o título de Golf GTI mais rápido que a Volkswagen já fez, alcança 264 km/h com o limitador eletrônico desligado – tem que pedir para a fabricante tirar, pois o carro só chega a 250 km/h com ele. Curiosamente, é mais do que os 260 km/h do Golf Clubsport S, embora seja menos potente. O TCR tem 290 cv, enquanto o Clubsport conta com 306 cv.

Volkswagen Golf GTI TCR
Volkswagen Golf GTI TCR

O motor é o mesmo, usando o 2.0 TSI de todas as outras versões do GTI. Seu torque de 37,7 kgfm aparece a 1.600 rpm e trabalha exclusivamente com a transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas. E, segundo a marca, não terá uma versão manual. A tração continua a ser dianteira.

Este desempenho próximo dos carros de corrida exigiram mais alterações, recebendo discos de freios perfurados, com pinças e pastilhas preparadas. Calça rodas de 18 polegadas forjadas, embora a VW considere oferecer rodas de 19” como opcional. Nem está sendo vendido e já pensaram em outros opcionais, como suspensão adaptativa com amortecedores ajustados eletronicamente.

Seu para-choque dianteiro teve que ser redesenhado para aumentar a circulação de ar e recebeu dois radiadores extras. A traseira traz duas ponteiras largas de escapamento e difusor de ar. Os bancos esportivos são exclusivos, ganhando uma faixa vermelha atravessando o assento, mesmo estilo usado na manopla de câmbio.

Volkswagen Golf GTI TCR
Volkswagen Golf GTI TCR

“O Grupo Volkswagen tem sido um dos parceiros que mais apoiaram nossos esforços para lançar e estabelecer a TCR. O Golf GTI TCR Concept é a última novidade desta cooperação e estamos muito orgulhosos de terem escolhido o emblema TCR na versão mais rápida já feita de um dos carros mais populares e mais vendidos de todos os tempos”, comenta Marcello Lotti, chefe-executivo da TCR.

“O campeonato TCR têm crescido rapidamente para tornar-se uma história global de sucesso, com mais de 20 variações. Ver o Golf GTI TCR nomeado o Modelo do Ano do campeonato em várias ocasiões, a versão de rua é uma escolha lógica. Estamos felizes em nos aproximar da TCR e tenho certeza que o Golf GTI TCR Concept de 290 cv terá uma aceitação brilhante pelos fãs”, disse Sven Smeets, Diretor da Volkswagen Motorsport.

Fotos: TCR

Galeria: Volkswagen Golf GTI TCR

Envie seu flagra! flagra@motor1.com