Para algumas pessoas, ter uma Ferrari é como ter um carro comum. Mas um cliente especial terá em sua garagem um exemplar único e com visual totalmente exclusivo. Estamos falando da nova Ferrari SP38, modelo que tem como base a 488 GTB e foi encomendado, como declara a marca, por um de seus "clientes mais especiais".
A entrega das chaves foi realizada ao endinheirado "cliente especial" no circuito de Fiorano, local onde pode acelerar com vontade para testá-la e verificar se as virtudes dinâmicas estão ao seu agrado. O conjunto mecânico é o mesmo da 488 GTB, ou seja, traz o motor 3.9 V8 biturbo que gera 670 cv de potência.
O design do carro foi criado pelo Centro de Design da Ferrari e reflete totalmente o pedido do cliente, um entusiasta com grande paixão por corridas. A Ferrari descreve o resultado final como um supercarro fantástico que expressa "toda a beleza e inovação inerente aos carros de estrada da Ferrari", que é igualmente bom na estrada e na pista. A direção geral do design também é inspirada na icônica F40, da qual a tinta vermelha metálica de três camadas foi emprestada.
Um dos pontos que mais chama a atenção no visual está na parte dianteira. Os faróis são totalmente fora do comum para uma Ferrari, com design criado especialmente para a SP38. As luzes de rodagem diurna, obrigatórias na Europa, foram instaladas no pára-choque, o que permitiu ter uma forma extremamente fina dos faróis. A montadora italiana explica que, graças às modificações promovidas na frente, a porte mais agressivo do supercarro está concentrado na região das rodas traseiras, em comparação com o chassi 488 padrão.
O visual dinâmico também pode ser observado no perfil lateral que segue até a tampa do motor, que neste carro, aposenta a área de vidro para mostrar o propulsor. Por outro lado, ele é substituído por um painel de formato muito mais chamativo, com três lâminas transversais com aberturas para dissipação do calor do motor biturbo. O spoiler traseiro, item marcante da F40, também está presente, mas conta com design muito mais moderno e totalmente integrado à carroceria e para-choque.
Por enquanto, a Ferrari não mostrou detalhes do acabamento interno, mas diz que "a cabine foi feita manualmente sob medida", o que completa a exclusividade do modelo.
A exclusiva Ferrari SP38 será exibida publicamente pela primeira vez no dia 26 de maio deste ano no próximo Concorso d'Eleganza Villa d'Este, uma competição para carros clássicos e antigos. Acontece todos os anos desde 1929, em Villa d'Este, às margens do Lago Como, na Itália.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil no varejo
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Retrospectiva: relembre a história dos hipercarros da Ferrari