O SUV médio da Kia passa pela reestilização de meia vida e ganha versão 2.0 diesel eletrificada

Este é o novo Kia Sportage 2019. Como antecipamos por flagras na semana passada, o SUV reestilizado tem as primeiras imagens e detalhes oficiais divulgados pela marca coreana. Como é de praxe na divulgação de novos carros, a versão apresentada nas fotos é a topo de linha GT Line, mostrando as leves mudanças no seu design.

A mudança mais evidente está na frente, onde os faróis de neblina em LED no formato "cubo de gelo" (que lembravam bastante a dianteira de modelos Porsche) foi substituído por um conjunto diferente, com formato retangular e dividido por uma haste horizontal que vai até a entrada de ar. O para-choque redesenhado tem imitações de entrada de ar que formam um pentágono. A iluminação em quatro pontos não foi descartada e permanece nos novos faróis, mas agora de forma mais tímida. A grade "nariz de tigre" da Kia agora ganha acabamento brilhante, o que a deixou menos chamativa e parece integrar melhor ao design.

Mais da Kia:

 

Na lateral, podemos notar as novas rodas de 19 polegadas, exclusivas para esta versão. A Kia disse que criou novas rodas para todas as versões, com tamanhos que vão de 16 a 19 polegadas. Passando para a traseira, as mudanças são mais simples. Recebeu novo desenho interno para as lanternas e para-choque renovado.

Por dentro, o Sportage 2019 ganha novo volante com acabamento diferente e haste inferior um pouco mais longa. O painel de instrumentos está mais limpo, tirando alguns elementos de leitura, mas sem perder o computador de bordo com tela colorida. A Kia está colocando um acabamento em dois tons (preto e cinza) para todas as versões. A GT Line tem vem com bancos revestidos com couro preto e costuras vermelhas.

A mudança mais importante é o motor 2.0 EcoDynamics+ R. É um turbodiesel com quatro cilindros que utiliza um sistema híbrido leve e bateria de 48 volts, mantendo o carro desligado por mais tempo com o uso de start-stop. Preparado para atender as novas regras de emissões na Europa, ele reduz as emissões de poluentes em até 4%.

Os europeus dirão adeus ao motor 1.7 CRDi, substituído por um novo 1.6 diesel que a fabricante diz ser o motor diesel mais limpo que eles já fizeram. Está disponível nas versões de 115 cv e 136 cv, sendo que o modelo mais potente ainda vem com tração integral e câmbio automático de 7 marchas. Este mesmo motor é usado pelo Optima vendido na Europa, onde também substituiu o 1.7. Não falaram de mudanças no motor a gasolina.

Fechando as atualizações, recebeu controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go, capaz de parar o carro completamente e recomeçar a rodar automaticamente de acordo com o trânsito, alerta de fadiga e câmera 360° para ajudar nas balizas. Dependendo da versão, o Sportage 2019 pode vir com central multimídia com tela de 7 polegadas ou com a nova de 8 polegadas "sem bordas".

A Kia irá começar as entregas do Sportage 2019 na Europa no final do ano. Ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas o modelo é forte candidato a ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro deste ano.

Fonte: Kia

Galeria: Kia Sportage 2019