Agente de resfriamento desenvolvido para controlar o calor gerado pelo motor (mantendo-o sempre nas melhores condições de temperatura), o fluido de arrefecimento exige cuidados importantes na hora da manutenção. Como recomendação, o líquido deve ser trocado regularmente após três a quatro anos, em intervalos estabelecidos pelos fabricantes. Na prática, postergar a troca pode levar a danos no motor e no sistema de arrefecimento, incluindo superaquecimento, corrosão, aumento do consumo de combustível e ruídos internos.

Leia também:

Confira abaixo dicas que, se seguidas corretamente, garantem o funcionamento adequado do motor e evitam aborrecimentos. 

1. Checar o nível

Verificar regularmente o nível do fluido de arrefecimento é fundamental. Normalmente, a vistoria do nível do fluido é oferecida pelos frentistas nos postos de gasolina. A checagem é importante, mas a recomendação é que qualquer alteração deve ser analisada criteriosamente por um mecânico especializado.

Fabrica Jeep Renegade - Goaiana

2. Troca do líquido

Durante reparações, sempre substituir totalmente o líquido de refrigeração, lavando e limpando previamente o sistema de refrigeração. O abastecimento incorreto do fluido pode provocar danos no sistema. A troca pode ser um procedimento simples, mas é preciso alguns cuidados que só o mecânico capacitado tem, principalmente, para avaliar possíveis danos aos componentes, necessidade de manutenção e a escolha do produto adequado.

3. Frequência da troca

No caso de veículos com mais de seis anos, é recomendada a substituição da proteção do radiador a cada três ou quatro anos, de acordo com o fabricante. Isso porque surgem moléculas corrosivas devido à degradação gradual do próprio fluido. Adiar a troca pode levar a superaquecimento, corrosão, aumento do consumo de combustível e ruídos internos.

4. Atender à recomendações do fabricante

Respeitar sempre as indicações do fabricante do veículo. Nunca misturar agentes de proteção do radiador com diferentes tecnologias, ou seja, produtos de fabricantes diferentes. Para reposição, existem diferentes tipos e tecnologias e é importante utilizar o produto indicado pelo fabricante, informação que vem impressa no manual do carro, pois foi formulado e testado especialmente para a aplicação, além de contar com a aprovação da montadora.

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com