Apesar de temido por algumas montadoras (principalmente fabricantes de SUVs e picapes), o famoso Teste do Alce pôde ser superado com relativa facilidade pela Mercedes-Benz Classe X nesta semana. Submetida às provas pela publicação espanhola km77.com, a picape superou os obstáculos com segurança e finalizou a avaliação com elogios quanto ao resultados alcançados - algo que a Toyota Hilux não conseguiu de imediato quando foi testada há aproximadamente um ano.

Leia também:

O teste avalia o comportamento do veículo em manobras evasivas e tem como objetivo verificar a capacidade de evitar com segurança obstáculos repentinos, como um alce atravessando a estrada por exemplo. As provas são realizadas com desvios bruscos de rota em velocidades graduais, de modo a levar a suspensão ao limite com a transferência de peso de um lado para o outro.

2018 Mercedes X-Class

Durante as provas, a Classe X foi capaz de manter as quatro rodas no chão ao passar pelos cones a uma velocidade de até 69 km/h. Nas mesmas condições, as rivais Ford Ranger e Mitsubishi L200 levaram ligeira vantagem e chegaram aos 71 km/h. A Toyota Hilux, porém, só conseguiu alcançar 66 km/h.

No geral, o resultado foi considerado satisfatório e a picape tida como segura. No entanto, apenas a versão equipada com motor de 4 cilindros foi testada. Para classificar a variante topo de linha V6, naturalmente mais pesada, será necessária uma nova avaliação.

Fonte: km77.com via Youtube

Galeria: Mercedes-Benz Classe X

Envie seu flagra! flagra@motor1.com