À venda no mercado internacional desde 1998, a atual geração do Suzuki Jimny acaba de se despedir das linhas de montagem no exterior. De acordo com informações adiantadas por um porta-voz, a produção foi encerrada há poucas semanas e todas as atenções agora estão sendo voltadas para a nova geração. A expectativa é que a próxima linhagem seja apresentada no segundo semestre, tanto é que as instalações já estão sendo preparadas para receber o novo ferramental e iniciar a montagem.

Leia também:

Já flagrado em testes de rodagem e adiantado por diversas projeções, o Jimny de nova geração será ligeiramente maior e mais espaçoso. Manterá o típico design "caixote" do atual, mas agora com linhas bem mais dinâmicas e arrojadas. Não por acaso, o modelo vem sendo chamado de "mini Classe G japonês" - em referência ao jipão da Mercedes-Benz.

Elogiado pelos aventureiros, o estilo de construção, com chassi separado da carroceria, será mantido para preservar a capacidade off-road. Nesse sentido, é certo que o sistema de tração ficará mais moderno e avançado, dentro dos padrões do sistema ALLGRIP PRO usado pelos lançamentos mais recentes da marca, como o Vitara. 

Next Suzuki Jimny Render

Já está confirmado também que o novo modelo terá um interior mais espaçoso, recursos de entretenimento de última geração e motores mais econômicos e eficientes. Entre eles, destaque para dois de 3 cilindros: um de 0,6-litro e um de 1 litro (ambos turbo), além do 1.2 Dualjet aspirado de 4 cilindros. O câmbio poderá ser manual ou automático, dependendo da motorização.

Produção no Brasil

Consultada, a HPE, representante da Suzuki no Brasil, afirmou que a produção em Catalão (GO) segue sem alterações. "O Suzuki Jimny é produzido no Brasil desde 2012 e não temos qualquer previsão de parada ou encerramento de sua produção. A próxima geração do Jimny irá conviver com a geração atual para complementar o nosso line up e apresentar mais uma opção para os consumidores.  O lançamento do novo Jimny está previsto no Japão para o fim do ano e, quando tivermos mais detalhes, vamos divulgar as informações sobre a data estimada do início da comercialização no Brasil.", completou. Dessa forma, o velho Jimny sai de linha no exterior, mas segue firme sendo fabricado por aqui.

Fotos: Divulgação e Motor1.com

Galeria: Flagra - Novo Suzuki Jimny

Envie seu flagra! flagra@motor1.com