Após o período de pré-venda, o Volvo XC40 finalmente começa a ser vendido normalmente nas concessionárias. A fabricante apresenta seu menor SUV para a imprensa brasileira e revela uma nova versão de entrada T4, por R$ 169.950, que começará a ser vendida em julho, enquanto as demais configurações já estão nas lojas, por R$ 194.950 e R$ 214.950, R$ 5 mil a mais do que na pré-venda.

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Projeto ambicioso, o Volvo XC40 vem para aumentar ainda mais a participação da marca sueca no Brasil, que espera vender 2 mil unidades por ano, elevando as vendas da empresa de 4 mil para 6 mil unidades anuais. É uma previsão bem embasada, já que a empresa recebeu mil pedidos durante a pré-venda do SUV, com 70 unidades delas apenas nas primeiras 25 horas desde o início das encomendas.

É o primeiro modelo a usar a plataforma CMA, desenvolvida em parceria com a Geely (dona da Volvo) e que será usada em outros modelos compactos da empresa. Ajuda o XC40 a medir 4,42 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 de entre-eixos, medidas que a Volvo faz questão de dizer que são maiores do que Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, seus rivais declarados.

Test Volvo XC40
Test Volvo XC40

Por enquanto, será vendido com apenas uma opção de motor, só que com duas preparações diferentes. O 2.0 Drive-E gera 190 cv na versão de entrada T4, subindo para 255 cv no XC40 T5 Momentum e T5 R-Design, sempre com câmbio automático de 8 marchas. A partir da versão T5 Momentum, ganha tração integral. Segundo a fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.

Mesmo sendo o carro mais barato da Volvo, segue com o foco total em segurança. A estrutura é feita com aço de alta e ultra-resistência, e oferece uma lista bem avançada de equipamentos, com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, controle de estabilidade e tração, sistema de alerta ao motorista e mais. Por mais R$ 5 mil, é possível equipá-lo com o pacote de condução semi-autônoma, com controle de cruzeiro adaptativo capaz de parar totalmente o veículo em congestionamentos e mover o volante em curvas leves.

Test Volvo XC40
Test Volvo XC40

Fora os itens de segurança, ainda é bem equipado. Tem faróis e lanternas Full-LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, painel de instrumentos com tela TFT de 12,3 polegadas, sistema de som de 80W, central multimídia com tela de 9”, conexão Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, e mais.

A versão T5 adiciona som de 250W, carregador do smartphone por indução, ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave, câmera de ré e retrovisores anti-ofuscantes. Por fim, a T5 R-Design traz áudio Harman-Kardon de 600W, navegador por GPS, sistema de leitura de placas, teto panorâmico elétrico, banco elétrico para o passageiro, controle de cruzeiro adaptativo, porta-malas com abertura por gesto, direção semi-autônoma, sensor de estacionamento dianteiro e volante com aletas para troca de marchas manuais.

Volvo XC40 - Apresentação no Brasil
Volvo XC40 - Apresentação no Brasil

A Volvo já oferece versões para o público PCD, com isenção de IPI. Os preços caem para R$ 145.95 no modelo T4, R$ 169.950 no T5 Momentum e R$ 189.950 no topo de linha T5 R-Design. Terá também um esquema de revisão a preço fixo, somando R$ 10.194 em todas as revisões até 60.000 km.

Fotos: Divulgação e Motor1.com

Galeria: Volvo XC40 2018 - Avaliação

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