A Hyundai acaba de anunciar no Brasil a realização de um recall envolvendo os modelos HB20 e HB20S. Conforme explica a marca, 6.737 unidades devem voltar às concessionárias para reparar problemas de ressecamento identificados na válvula de controle de vácuo do servo freio, localizada junto ao conversor catalítico e, portanto, exposta à altas temperaturas. Dependendo do caso, o motorista poderá notar barulhos na região do motor (semelhante a um assovio), oscilação da marcha lenta e endurecimento do pedal de freio.

Leia também:

Chevrolet Onix LTZ 2017 x Hyundai HB20 2017

Nestas situações, a marca alerta que o motorista terá de aplicar uma força maior ao pedal, com consequente aumento do tempo e da distância de frenagem. Há risco de acidentes, com danos físicos para o motorista, passageiros e terceiros. É importante lembrar que, se o motorista identificar qualquer uma das alterações mencionadas, deverá interromper o uso do veículo e procurar a concessionária mais próxima. Na loja, será realizada inspeção da referida válvula ressecada e, se necessário, um isolador térmico será aplicado sobre a peça. Em casos de danos mais graves, o componente será substituído.

O reparo dura em média 30 minutos para ser concluído e começa a ser realizado a partir desta quinta-feira (29). Informações adicionais estão disponível pelo telefone 0800-770-3355 ou pelo site www.hyundai.com.br/serviços/recalls. A unidades envolvidas, todas equipadas com motor 1.0 Turbo e câmbio manual de 6 marchas, foram produzidas entre 28 e janeiro de 2016 e 5 de fevereiro de 2018.

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com

Galeria: Hyundai HB20 série "5 anos"

Envie seu flagra! flagra@motor1.com