A Nissan celebra nesta semana no Japão a inauguração da primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íons de lítio de veículos elétricos daquele país. Nascida a partir da crescente demanda por carros verdes, a unidade é localizada na cidade de Namie, região leste local, e será operada pela 4R Energy Corporation (joint-venture firmada entre a Nissan e a Sumitomo Corporation).

Leia também:

De acordo com as previsões da marca, a disponibilidade de baterias de íons de lítio usadas deverá aumentar significativamente no futuro próximo, tendo em vista que compradores da primeira geração de carros elétricos rapidamente deverão substituir seus modelos atuais. Nesse sentido, a reciclagem e a refabricação desses componentes terão impacto significativo no segmento, afetando principalmente a demanda por novos materiais e o meio ambiente.

Galeria: Nissan - Fábrica de reciclagem de baterias

A fábrica (primeira construída na cidade desde o tsunami de 2011) servirá como centro global para o desenvolvimento e fabricação da 4R. As baterias recicladas e refabricadas serão usadas para oferecer a primeira bateria substituível trocável do mundo para veículos elétricos, e também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas.

A Nissan é líder em tecnologias zero emissão no mundo e aposta pesadas fichas na popularização dos elétricos. Em anúncio recente, a marca confirmou que planeja colocar 8 novos modelos verdes no mercado até 2022, na expectativa de repetir o sucesso do Leaf. Este, aliás, está com lançamento confirmado no Brasil para 2019.

Fotos: Divulgação

Galeria: Avaliação Nissan Leaf no Japão

Foto de: Redação
Envie seu flagra! flagra@motor1.com