Versão reestilizada e aventureira do compacto será lançada em abril no mercado indiano

Apesar da força que o Ford Ka tem atualmente no Brasil (é o terceiro carro mais vendido do país), a Índia vai receber a versão reestilizada do compacto antes de nós. A filial indiana já prepara o início das vendas do Freestyle, inédita versão aventureira do Ka e que será oferecida por lá como um crossover compacto abaixo do EcoSport. O modelo começa a chegar às lojas indianas para vendas em abril, como mostra este flagra feito pelo site Motor World India.

Leia também:

Desenvolvido globalmente, o Ford Ka Freestyle é basicamente o sucessor do atual Ka Trail. Tem suspensão elevada, acabamento de plástico sobre as caixas de rodas e nas saias laterais, rack no teto, adesivos e para-choque diferenciado. Na Ásia, é chamado somente de Freestyle e apresentado como um Compacto Utility Vehicle (CUV), da mesma forma que o Honda WR-V é chamado de SUV. O modelo japonês, por sinal, será seu principal concorrente na região.

Lá na Índia, usará o inédito motor 1.2 Dragon de 3 cilindros, uma variação do 1.5 Dragon que será usado no EcoSport. Gera 96 cv e 12,2 kgfm de torque e trabalha em conjunto com um novo câmbio manual de 5 marchas. No Brasil, o Ka reestilizado deve manter o 1.0 Ti-VCT de 85 cv e 10,7 kgfm na versão de entrada, e ganhar o 1.5 Dragon do EcoSport, de 137 cv e 16,2 kgfm, nas versões mais caras. Ao adotar este motor, o Ka finalmente terá uma versão automática, com a caixa de 6 marchas já usada no SUV.

Além do novo visual externo, o Ka muda por dentro, trazendo a central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas “flutuante” sensível ao toque. Isso fará com que o painel central fique mais limpo, deixando de usar muitos botões. Na Índia, o Freestyle terá controle de estabilidade e controle ativo da carroceria, para reduzir as chances de capotar o veículo aplicando frenagem individualmente nas rodas.

Fonte: Motor World India