Apontada pela imprensa indiana desde o início do ano, a especulada aproximação verificada entre executivos da Ford e da Mahindra acaba de resultar no fechamento de um acordo estratégico. Em cerimônia realizada nesta semana na própria Índia, Jim Farley, presidente de mercados globais da gigante norte-americana, oficializou a parceria e confirmou a realização de trabalhos conjuntos no desenvolvimento de dois novos SUVs, um compacto elétrico e sistemas de conectividade. Os detalhes do acordo, porém, ainda são mantidos sob sigilo.

Leia também:

De acordo com a imprensa local, os utilitários terão portes compacto e médio e serão inseridos nos segmentos B e C, respectivamente. Ambos serão naturalmente modelos Ford, mas montados sobre plataformas desenvolvidas conjuntamente. O modelo maior, ao que tudo indica, será fabricado sobre a mesma base que também servirá à próxima geração do Mahindra XUV500 (conhecida pelo codinome W601). Internamente, vem sendo tratado como um futuro rival para o Jeep Compass. Não por acaso, os rumores coincidem com especulações anteriores, como a que publicamos no início de janeiro.

Galeria: Mahindra XUV500

O modelo menor também está cercado de mistérios e até agora vem sendo apontado apenas como concorrente do Hyundai Creta. Pode ser algo desenvolvido apenas para o mercado indiano, mas ao mesmo tempo abre margem para uma possível nova geração do EcoSport (que, na linhagem atual, foi em grande parte desenvolvida por lá, assim como o Ka).

Por fim, a aliança resultará no lançamento de uma versão elétrica do Ka Sedan (chamada localmente de Aspire) e no desenvolvimento de novos sistemas de conectividade.

Fonte: IAB

Galeria: Ford EcoSport Storm 4WD

Envie seu flagra! flagra@motor1.com